Amazonas Destaques Manaus

Wilson Lima cai em desgraça no TCE

ūüĒĽ Depois da crise com a Assembleia e Judici√°rio, governador agora vira alvo do Tribunal de Contas do Estado

‚úÖ Conselheiros querem Pol√≠cia Federal investigando decreto do governador que concede 9 bilh√Ķes em benef√≠cios fiscais √† empresa Eneva

Conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas reagiram de forma contra o governador Wilson Lima (PSC), que ignorou as recomenda√ß√Ķes da Corte e vetou o Projeto de Lei 153/2020, que acabava com o monop√≥lio da Cig√°s sobre a distribui√ß√£o do g√°s natural e estabelecia um novo marco regulat√≥rio do mercado de g√°s no Amazonas. E ainda acataram, por unanimidade, uma representa√ß√£o do deputado Wilker Barreto (Podemos) contra o decreto do governador que concede benef√≠cios fiscais √† empresa Eneva.

✅ Investigação federal

O TCE enviou c√≥pias do processo para a Pol√≠cia Federal e Minist√©rio P√ļblico Federal investigar se o Governo Wilson Lima favoreceu ilegalmente a empresa com benef√≠cios fiscais estimados em R$ 9 bilh√Ķes num prazo de 15 anos. E, por fim, ainda recomendaram os deputados que derrubem o veto do governador. Uma crise sem precedentes entre o TCE um governador.

‚úÖ Manaus sem lockdown

Al√©m de quest√Ķes jur√≠dicas, um dos argumentos usados pelo juiz Ronnie Frank Torres Stone para n√£o decretar lockdown em Manaus foram os n√ļmeros de sepultamentos que est√£o em queda nos √ļltimo dia em Manaus. 126 no dia 1¬ļ. de maio (118 no dia 2, 123 dia 3, 119 dias 4, 111 dia 5 e 92, dia 6). O minist√©rio p√ļblico vai recorrer.

✅ Triste liderança do Amazonas

O Amazonas tem hoje 181 mortes por covid-19 para cada 1 milhão de habitantes, ampliando a liderança no ranking nacional de letalidade no País. O segundo lugar é ocupado pelo Ceará que tem uma taxa bem menor: 93 mortes para 1 milhão de habitantes. Na sequência vem Pernambuco com 84 mortes, Rio de Janeiro (70), São Paulo e Amapá com 66 mortes, Pará 46 e Maranhão com 41 mortes.

‚úÖ Falta gest√£o de enfrentamento

N√£o existe ainda estudo que justifique o fato do Amazonas liderar com n√ļmeros t√£o elevados. Mas √© certo que o Governo do Estado falhou no combate inicial da doen√ßa por n√£o ter um plano de gest√£o de enfrentamento eficiente com hospital de campanha e aumento do n√ļmero de leitos de UTIs e cl√≠nicos. O baixo √≠ndice de isolamento social tamb√©m contribuiu para o Amazonas ostentar essa triste estat√≠stica.

‚úÖ Movimento no aeroporto

Mat√©ria exclusiva, publicada pelo Portal √önico, no final de abril, revelou que de janeiro a mar√ßo desse ano, desembarcaram no aeroporto Eduardo Gomes, 14 mil 657 passageiros vindo do exterior, sem nenhum controle do governo, quando o n√ļmero de casos de coronav√≠rus, come√ßava a crescer no Brasil.

‚úÖ CAS virtual

O Conselho de Administra√ß√£o da Suframa (CAS) realiza hoje (7) a segunda reuni√£o do ano para apreciar 28 projetos industriais, sendo 10 de implanta√ß√£o. S√£o mais de 138 milh√Ķes de d√≥lares em investimentos e gera√ß√£o de 1,1 mil empregos e faturamento previsto de 1 bilh√£o de d√≥lares em tr√™s anos. Ser√° a primeira reuni√£o em videoconfer√™ncia do Conselho. ‚ÄúN√£o podemos parar‚ÄĚ justifica o superintendente Alfredo Menezes.

‚úÖ Nova unidade de sa√ļde

O prefeito Arthur Neto inaugurou a cl√≠nica ‚ÄúCarmem Nicolau‚ÄĚ, no bairro Lago Azul. Funcionar√° de segunda a sexta das 8 √†s 18hs e s√°bado aos domingos das 8 √†s 18hs. A meta √© atender 7 mil pacientes por m√™s. O prefeito destacou que a unidade √© mais um esfor√ßo no combate ao coroav√≠rus.

‚úÖ Igrejas fechadas

Embora a Assembleia Legislativa tenha aprovado a reabertura de igrejas, o arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner, comunicou ontem que os templos católicos vão permanecer fechados por causa da pandemia.

Publica√ß√Ķes relacionadas

Secretário passou maus momentos no Hospital Adventista, lutando contra a Covid-19 (veja vídeo)

Redação

Prefeitura faz obra emergencial para conter eros√£o no Santa Etelvina

Redação

Tribunal de Justi√ßa anula decis√£o da C√Ęmara de Borba que reprovou contas de ex-prefeito Ba√≠a Maia

Redação

Deixe uma resposta