Amazonas Destaques Manaus

Wilson Lima cai em desgraça no TCE

🔻 Depois da crise com a Assembleia e Judiciário, governador agora vira alvo do Tribunal de Contas do Estado

✅ Conselheiros querem Polícia Federal investigando decreto do governador que concede 9 bilhões em benefícios fiscais à empresa Eneva

Conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas reagiram de forma contra o governador Wilson Lima (PSC), que ignorou as recomendações da Corte e vetou o Projeto de Lei 153/2020, que acabava com o monopólio da Cigás sobre a distribuição do gás natural e estabelecia um novo marco regulatório do mercado de gás no Amazonas. E ainda acataram, por unanimidade, uma representação do deputado Wilker Barreto (Podemos) contra o decreto do governador que concede benefícios fiscais à empresa Eneva.

✅ Investigação federal

O TCE enviou cópias do processo para a Polícia Federal e Ministério Público Federal investigar se o Governo Wilson Lima favoreceu ilegalmente a empresa com benefícios fiscais estimados em R$ 9 bilhões num prazo de 15 anos. E, por fim, ainda recomendaram os deputados que derrubem o veto do governador. Uma crise sem precedentes entre o TCE um governador.

✅ Manaus sem lockdown

Além de questões jurídicas, um dos argumentos usados pelo juiz Ronnie Frank Torres Stone para não decretar lockdown em Manaus foram os números de sepultamentos que estão em queda nos último dia em Manaus. 126 no dia 1º. de maio (118 no dia 2, 123 dia 3, 119 dias 4, 111 dia 5 e 92, dia 6). O ministério público vai recorrer.

✅ Triste liderança do Amazonas

O Amazonas tem hoje 181 mortes por covid-19 para cada 1 milhão de habitantes, ampliando a liderança no ranking nacional de letalidade no País. O segundo lugar é ocupado pelo Ceará que tem uma taxa bem menor: 93 mortes para 1 milhão de habitantes. Na sequência vem Pernambuco com 84 mortes, Rio de Janeiro (70), São Paulo e Amapá com 66 mortes, Pará 46 e Maranhão com 41 mortes.

✅ Falta gestão de enfrentamento

Não existe ainda estudo que justifique o fato do Amazonas liderar com números tão elevados. Mas é certo que o Governo do Estado falhou no combate inicial da doença por não ter um plano de gestão de enfrentamento eficiente com hospital de campanha e aumento do número de leitos de UTIs e clínicos. O baixo índice de isolamento social também contribuiu para o Amazonas ostentar essa triste estatística.

✅ Movimento no aeroporto

Matéria exclusiva, publicada pelo Portal Único, no final de abril, revelou que de janeiro a março desse ano, desembarcaram no aeroporto Eduardo Gomes, 14 mil 657 passageiros vindo do exterior, sem nenhum controle do governo, quando o número de casos de coronavírus, começava a crescer no Brasil.

✅ CAS virtual

O Conselho de Administração da Suframa (CAS) realiza hoje (7) a segunda reunião do ano para apreciar 28 projetos industriais, sendo 10 de implantação. São mais de 138 milhões de dólares em investimentos e geração de 1,1 mil empregos e faturamento previsto de 1 bilhão de dólares em três anos. Será a primeira reunião em videoconferência do Conselho. “Não podemos parar” justifica o superintendente Alfredo Menezes.

✅ Nova unidade de saúde

O prefeito Arthur Neto inaugurou a clínica “Carmem Nicolau”, no bairro Lago Azul. Funcionará de segunda a sexta das 8 às 18hs e sábado aos domingos das 8 às 18hs. A meta é atender 7 mil pacientes por mês. O prefeito destacou que a unidade é mais um esforço no combate ao coroavírus.

✅ Igrejas fechadas

Embora a Assembleia Legislativa tenha aprovado a reabertura de igrejas, o arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner, comunicou ontem que os templos católicos vão permanecer fechados por causa da pandemia.

Publicações relacionadas

Homem mata carpinteiro em flutuante e passa com barco por cima do corpo em Manaus

Redação

Inspeção técnica do TCE-AM identifica focos de incêndio em municípios do Sul do AM

Redação

A vida por um fio na porta de hospital em Manaus

Redação

Deixe um comentário