Amazonas Destaques Manaus

Wilson Lima anuncia auxílio-aluguel a famílias do Monte Horebe até que soluções de moradias sejam definidas

Governador também anunciou a construção de um complexo de segurança na área da ocupação irregular

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou o pagamento de auxílio-aluguel, no valor de R$ 600, aos moradores que serão retirados da ocupação irregular Monte Horebe e a construção de complexo de segurança pública na área, localizada na zona norte de Manaus. O processo de desocupação teve início na manhã desta segunda-feira (02/03) e tem como prioridade o atendimento social das famílias que moram no local.

“Nós vamos pagar um valor de R$ 600 para essas famílias até que se encontre uma solução definitiva de moradia para elas; seja a doação de um lote, através de estudo se essa família tem ou não condição de fazer a construção de uma casa, seja através da entrega de um apartamento ou outra solução em consenso entre Governo do Estado e as famílias”, explicou o governador, durante entrevista coletiva antes da solenidade de posso do novo defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A operação é resultado de meses de planejamento pelas forças de segurança do Estado e tem como diferencial o respeito à dignidade humana na retirada das famílias, que passarão por triagem com o objetivo de garantir soluções de moradia adequadas a cada caso.

“Nenhuma família que mora no Monte Horebe ficará desamparada. As famílias que estão morando naquela área, inclusive tiveram suas casas preservadas, aquelas casas onde havia famílias, objetos, foram preservadas. As estruturas que foram derrubadas eram estruturas que não havia nenhum tipo de habitação, nenhum objeto que caracterizava a moradia de alguém. Muitas dessas estruturas eram utilizadas pelo tráfico de drogas, usadas por oportunistas que trabalham nessa indústria da invasão e essas estruturas foram derrubadas”, destacou Wilson Lima.

“A nossa preocupação é desocupar aquela área, porque não tem condições das pessoas continuarem morando ali, porque não há as mínimas condições de sobrevivência, como energia elétrica, mobiliário urbano, assistência médica, educação”, completou.

Complexo de segurança – O governador ainda anunciou a construção de um complexo de segurança pública na área, que irá beneficiar também aos moradores do conjunto Viver Melhor.

“Então nós vamos desocupar aquela área para dar dignidade a essas pessoas e na sequência nós vamos dar uma destinação para aquela área. Ali vai ser montado pelo Governo do Estado um complexo de segurança pública, para dar tranquilidade para quem mora ali no Viver Melhor e começar a resolver definitivamente as ocupações irregulares que acontecem na zona norte da capital”, assegurou Wilson Lima.

Foto: Diego Peres/Secom

Publicações relacionadas

Seap e Polícia Militar recapturam seis foragidos de presídio em Coari

Redação

Servidores da prefeitura recebem Prêmio InovaSUS do Ministério da Saúde

Redação

‘Natal do Abraço’ leva encanto, magia e alegria ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Redação

Deixe uma resposta