Amazonas Brasil Destaques Manaus

Visita do Ministro Nelson Teich

✅ Falta de gestão fez a rede de saúde colapsar cedo demais no Amazonas

O ministro da Saúde, Nelson Teich, e seu secretário-executivo, Eduardo Pazzuello, saíram ontem (3) da reunião com o governador Wilson Lima e equipe, com o diagnóstico em mãos. Falta gestão e um plano estratégico pra combater a Covid-19 no Amazonas. Dinheiro tem, mas sem gestão não há como garantir um atendimento digno à população.

✅ Qual o plano do governo Wilson Lima?

Não adianta ter 100 novos respiradores mecânicos, se não há profissionais de saúde. De que serve ter EPIs em estoque se eles não chegam aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O Governo Federal tem como ajudar, mas o Governo Wilson Lima tem que apresentar um plano de gestão.

✅ Prioridades equivocadas

Foi por falta de gestão que o Estado priorizou os investimentos no hospital de campanha da Nilton Lins e não no Delphina Aziz. Foi por falta de gestão que o Estado priorizou o pagamento de mais de R$ 700 milhões de fornecedores e deixou de pagar os profissionais de saúde. Foi por falta de gestão que o Estado comprou respiradores com preço bem acima do de mercado e que não servem pada uso em leitos de UTI. E foi por falta de gestão que praticamente todas as unidades de saúde do Estado foram contaminadas com o novo coronavírus.

✅ Visitas no Delphina Aziz

Teich e Pazzuello saíram do aeroporto direto para a sede do Governo no início da noite de sábado. Depois da reunião, foi jantar com um grupo de amigos e com o deputado federal Alberto Neto (Republicanos). Hoje, a cúpula do Ministério da Saúde com uma reunião no CMA, e depois segue para visitar o hospital Delphina Aziz, seguindo em seguida ao hospital de campanha da Prefeitura. A tarde está programada a inspeção ao hospital da Nilton Lins.

✅ Resultado prático

O ministro anunciou que este final de semana chegou a Manaus 37 médicos, 118 enfermeiros, 57 técnicos em enfermagem, 26 fisioterapeutas, 12 farmacêuticos e 17 bioquímicos, além de dezenas de cilindros de oxigênio e 25 respiradores para UTIs e outros 20 respiradores usados no transporte de pacientes.

✅ Prioridade para o Amazonas

Teich destacou o compromisso do Governo Federal com o Amazonas ao lembrar que está foi a primeira visita de sua equipe a um Estado. E lembrou que tudo ficará mais fácil se houver uma integração entre o Governo Federal, Governo Estadual e prefeituras.

✅ Prefeitura reforça atendimento

Além da contratação de novos profissionais, o prefeito Arthur Neto anuncia que a prefeitura vai inaugurar uma Unidade Básica de Saúde em funcionamento ainda esta semana.

✅ Respeitem a imprensa!!!

O Portal Único condena toda e qualquer violência contra profissionais de imprensa. Agressão ao exercício profissional de jornalista é um golpe à democracia e deve ser rechaçado por toda sociedade. Os episódios de domingo, que aconteceram em Brasília, são uma afronta ao direito de expressão a toda sociedade brasileira.

✅ Josué agradece ao Planalto

O presidente da Assembleia, Josué Neto, que desde março encaminhou pedidos para que o governo federal assuma a gestão da saúde no Amazonas, agradeceu a vinda do ministro Nelson Teich a Manaus e o envio de profissionais da saúde e equipamentos.

Publicações relacionadas

Após atuação do MPF, Ministério da Cidadania repassa recursos para atendimento humanitário no Amazonas

Redação

Homem é agredido até a morte após ser acusado de estupro em Manaus

Redação

Fabrica no Distrito está a todo vapor na produção do álcool gel

Redação

Deixe uma resposta