Amazonas Destaques Manaus

Veja calendário de pagamento do IPVA no Amazonas

Após as festividades de Ano Novo, chega o mês de janeiro e com ele, o pagamento de taxas e impostos, entre eles o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A cobrança do imposto, realizada anualmente, tem calendários diferentes de vencimentos, definidos em cada estado.

O pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e também o estado em que o contribuinte mora.

Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto, por quem optar pela chamada cota única. Quem não optar pela parcela única, pode pagar o imposto em parcelas que variam de estado para estado.

No Amazonas, este ano o contribuinte vai pagar em média 3,37% a menos no imposto, em relação ao ano de 2020. O cálculo tem como base os valores da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), instituição especializada no monitoramento do preço de veículos. O prazo para o pagamento da cota única vence no dia 29 de janeiro.

De acordo com Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz), a variação média dos preços de referência da base tributável do IPVA para o tipo automóvel foi de -5,33%; para veículos do tipo utilitário, de -4,45%; para caminhões, de -1,83%; para motos, de -1,76%; e para ônibus, de -2,31%.

O prazo para o pagamento da cota única vence no dia 29 de janeiro. As guias para pagamento do imposto estarão disponíveis no site da Sefaz.

Agência Brasil

Publicações relacionadas

Aumento da conta de energia é repudiado pelos deputados na Assembleia Legislativa

Redação

Exército está proibido de questionar preferência política nos quartéis

Redação

PREFEITURA ALERTA SOBRE GOLPE DO BENEFÍCIO SOCIAL EM MANAUS

Redação

Deixe uma resposta