Amazonas Destaques Manaus

Vacinação em Manaus a partir desta segunda inclui crianças e mulheres grávidas

MANAUS – Crianças de seis meses a cinco anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e mães pós-parto até 45 dias são o alvo da terceira fase da campanha de vacinação contra a Influenza que começa nesta segunda-feira, 11, em Manaus, e vai até sexta, 15. Os postos de vacina serão em 58 unidades de saúde.

Nesta segunda, o atendimento será para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro e março; na terça, para nascidos em abril e maio; quarta, nascidos em junho e julho; quinta, para quem faz aniversário em agosto e setembro; e sexta-feira, para as pessoas que nasceram nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Professores e adultos de 55 a 59 anos, que também serão vacinados na terceira e última etapa da campanha, poderão procurar os postos no período de 18 de maio a 5 de junho.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a campanha foi programada inicialmente para ser encerrada no dia 22 de maio, mas o Ministério da Saúde definiu a continuidade até o dia 5 de junho, considerando o momento atual da disseminação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, e a necessidade de evitar aglomerações nos postos de vacinação.

A lista com o endereço das unidades de saúde que irão oferecer a vacina contra influenza para crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas está disponível no site da Semsa.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), Marinélia Ferreira, a orientação é para que cada unidade de saúde disponibilize duas equipes de vacinação, uma para atender crianças para a imunização contra influenza e na vacinação de rotina, e outra para atender pessoas com deficiência, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.

A vacina disponível na campanha é trivalente e protege contra os vírus da Influenza A (H1N1), da Influenza B e da Influenza A (H3N2).

Publicações relacionadas

CPI pede urgência para proibir parentes

Redação

Wilson Lima recebe motoristas de aplicativo na sede do Governo do Amazonas

Redação

Usuários do cartão V-social terão tabela diferenciada para usar serviços hospitalares da Unimed Manaus

Redação

Deixe uma resposta