Amazonas Destaques Manaus

Unimed Manaus reforça equipe de profissionais e reserva leitos exclusivos para pacientes com síndromes gripais

Dos quase 4 mil pacientes que ingressam PA adulto e infantil da Unimed Manaus, em dezembro de 2021, 80% tinham sintomas relacionados as síndromes respiratórias, que são comuns no período chuvoso no Estado

A direção da Unimed Manaus reforçou sua equipe de profissionais de saúde e também implantou novos protocolos de atendimento, no Pronto Atendimento adulto e Infantil (PA) e também nos hospital e maternidade, para garantir o mesmo padrão de qualidade no atendimento de seus usuários, neste período de inverno amazônico, quando aumenta a ocorrência de chuvas e a incidência de casos de síndromes respiratórias na capital amazonense, situação agravada este ano, pelo aparecimento do novo vírus da Influenza H3N2 e da nova variante ômicron, da covid-19.
Em dezembro, 80% dos quase 3,5 mil atendimentos realizados no PA adulto e infantil foram relacionados a síndrome gripal, um crescimento de quase 60% se comparado ao mês anterior.
“Aumentamos nossa capacidade operacional desde de dezembro, e, agora em janeiro, ainda temos condição de crescer e atender mais usuários. Mas é importante que as pessoas tomem cuidado, mantenham o distanciamento, usem máscara quando estiverem na presença de outras pessoas, fiquem em ambientes abertos para que a gente possa controlar essa questão do surto de gripe na nossa cidade”, alerta a diretora técnica da Unimed Manaus, a infectologista Lucilaide Oliveira Santos.
Além do reforço nas equipes de médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal administrativo, a Unimed Manaus tem leitos reservados, exclusivos para pacientes com necessidade de internação, entre outros novos procedimentos adotados para enfrentar aos vírus respiratórios durante o período sazonal para Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Lucilaide Santos destaca o impacto que as medidas adotadas terão no tempo de atendimento que, praticamente triplicou em decorrência do aumento significativo de pacientes estão dando entrada no PA adulto e infantil, diariamente.

Foto: Divulgação/Unimed Manaus

Publicações relacionadas

Em novembro de 2019, saldo de emprego formal no Amazonas é melhor dos últimos cinco anos

Redação

Eleição de prefeito definirá quem vai comandar Câmara Municipal de Manaus

Redação

Susam ultrapassa em 16% meta de fornecimento de medicamentos especializados a usuários do SUS

Redação