Amazonas Destaques Manaus

Uma mulher no comando da Suframa

Família vai pagar recompensa a quem souber do atirador que matou Lucas Ramon

Partidos sinalizam que vão deixar base do governo Wilson Lima

Tucanos fazem debate hoje ao vivo pelas prévias do PSDB

Justiça quer ouvir prefeito Augusto Ferraz sobre abuso de poder econômico

OAB-AM ganha espaço na mídia nacional para defender a ZFM

Tombamento do Encontro das Águas permanece sem definição

Boi Garantido lança tema para 2022

Cientistas divulgam o primeiro resultado da pesquisa sobre “doença da urina preta”

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as Editorias do ÚNICO

Comando da Suframa

Uma articulação em curso, trabalha para que a subsecretária de Supervisão e Estratégia do Ministério da Economia, Luiza de Amorim Motta Deusdará, assuma a superintendência da Zona Franca de Manaus, substituindo o atual titular, general Algacir Polsin. Os movimentos indicam que existe um dos deputados federais do Amazonas envolvido no assunto.

Recompensa pelo atirador

Os advogados da família do sargento do Exército Lucas Ramon Guimarães, assassinado em setembro passado, vão pagar recompensa a quem der informações sobre o paradeiro ou identificação do atirador, que até hoje não foi localizado. Os advogados darão entrevista coletiva às 10h desta sexta (12), no Mercure Hotel, para falar sobre o caso.
Os principais suspeitos do crime, os donos do Supermercados Vitória, Joabson Agostinho e Jordana Freire estão soltos por ordem do STJ e vão responder em liberdade.

Dança dos partidos

Há movimento entre os partidos Pros e Patriota para deixar a base do governador Wilson Lima. Ambos estariam procurando se alinhar a outros projetos para as eleições do próximo ano. Existe previsão de mudanças no comando dos diretórios estaduais, o que estaria levando essas agremiações para outros caminhos.

Debate no PSDB

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, participa hoje do segundo debate pela prévias do PSDB, que vai escolher quem será o candidato do partido à Presidência da República, junto do Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e João Dória, governador de São Paulo. O encontro será às 11h (horário Manaus) e vai ser transmitido pelos canais do grupo O Estado de São Paulo, que promove o evento. No YouTube o link é https://www.youtube.com/user/estadao.

Ferraz na Berlinda

A Justiça Eleitoral quer ouvir o prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz (DEM) no próximo dia 17 deste mês, sobre uma denúncia de abuso de poder econômico, nas eleições do ano passado. A denúncia foi feita pelo adversário de Fwrraz, Alain Cruz (PSC).
Amazonas e a Zona Franca de Manaus são credores do Brasil, já que enviamos para os cofres federais mais do que recebemos de volta, afirma Moraes (SUFRAMA/Reprodução)

OAB defende ZFM

A presidente da Comissão de Defesa da Zona Franca de Manaus da Ordem dos Advogados do Brasil-Amazonas, advogada Gina Moraes de Almeida, conseguiu espaço na grande mídia para falar sobre a ZFM. A revista Exame publicou entrevista em que Gina deixa clara a importância do modelo para a região e a instabilidade vivida pela insegurança jurídica do país. “O Amazonas e a Zona Franca de Manaus são credores do Brasil, já que enviamos para os cofres federais mais do que recebemos de volta”, afirmou ela.

Deu chabu

A Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre o tombamento do Encontro das Águas como patrimônio natural do Amazonas, não alcançou a meta que desejava – uma decisão final sobre a homologação – pela ausência justamente de quem teria poder para decidir: os representantes dos órgãos oficiais, como o Ministério do Turismo. Em compensação, consolidou a liderança do movimento SOS Encontro das Águas como defensor do tombamento.

Em outro lugar

Autor da proposta da audiência, o deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) deixou claro que não é contra a construção do Porto das Lajes, desde que seja em outro lugar. “A movimentação de grandes cargueiros e embarcações podem prejudicar a biodiversidade da região, como também coloca em risco o abastecimento de água em Manaus, uma vez que a captação das águas que são levadas à população fica nessa área”, argumentou. “Além disso, o Encontro das Águas é um espaço turístico já consolidado, conhecido em nível internacional, por suas características e belezas naturais, um patrimônio cultural de alta relevância para a população manauara, amazonense e brasileira”.
O debate vai continuar por muito tempo ainda.

Lançamento do Garantido

Nesta sexta-feira (12) a partir das 21h, o Boi Garantido realiza festa em Parintins, com transmissão pelo seu canal no YouTube, para o lançamento do tema que a agremiação apresentará em 2022.

Resultado da “urina preta”

Saiu o primeiro resultado das pesquisas realizadas na Fiocruz da Bahia, com os pesquisadores da Universidade do Paraná e do Instituto Federal de Santa Catarina, sobre as causas da Doença de Haff, conhecida como “doença da urina preta”. Os cientistas identificaram que os peixes ingerem microalgas que, de alguma forma, produzem toxinas que ficam acumuladas na carne do peixe e são resistentes ao cozimento. Mas as toxinas ainda são desconhecidas. Os estudos continuam.
E o surto da doença no Amazonas, assim como veio, foi-se.

Publicações relacionadas

Multidão enfurecida protesta no centro de Manaus contra decreto do Governador Wilson Lima

Redação

TCE- AM recebe certificado por boas práticas na gestão de resíduos sólidos

Redação

Corpo de Bombeiros do AM envia equipe especial para auxiliar nas buscas de vítimas de naufrágio no Amapá

Redação