Amazonas Destaques Manaus

Um Governo de “amigos”

Quem menos manda é o governador

O Governo do ex-apresentador de TV Wilson Lima vem sendo marcado não só por graves denúncias de corrupção e escândalos que repercutem nacionalmente. Mas também por ingerência externas de empresários e pessoas estranhas à administração. São figuras sem cargos formais, mas com grande poder de mando. Uns agem nos porões do poder como consultores sem contratos formais. Outros simplesmente mandam mais que o governador como se tivesse na cozinha de suas mansões. A consequência é uma administração acéfala, com digitais de paulistas, de gaúchos, empresários, publicitários que faturam alto sem qualquer vínculo legal. O que os órgãos de controle têm que investigar é quem paga, qual valor que cada “assessor/consultor” recebe. Uma hora tudo vem à tona, como o caso da compra superfaturada dos respiradores na loja de vinho e da marqueteira Carla Pollake, que tem poderes inimagináveis na administração estadual.

O Adeus da Petrobras

A decisão da Petrobras – a maior empresa da América Latina – de vender todos seus ativos no Amazonas trará consequências para a economia local. E a insistência do governador Wilson Lima de manter o monopólio da Cigás e não abrir o mercado para novos investidores só vai agravar o quadro. Até o momento, o Governo do Estado não divulgou uma nota sequer sobre a decisão da Petrobras de deixar o Amazonas.

Reação política

Primeiro a informar sobre a decisão da Petrobras de sair do Amazonas, o Portal Único conversou com políticos locais que se manifestaram sobre o assunto. Houve uma reação imediata do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) e do presidente da Assembleia Josué Neto (PRTB). Todos manifestaram preocupação.

Nova alternativa viária

O prefeito Arthur Neto (PSDB) entregará nesta segunda-feira (29) o complexo viário Ministro Roberto Campos, no cruzamento da Constantino Nery com a rua de acesso ao bairro de São Jorge. A obra elimina sete semáforos na área, tem uma passarela para pedestres, uma moderna estação de ônibus e passagens de nível para o fluxo de veículos.

Amazonino, o retorno

O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) desembarca neste domingo em Manaus, depois de uma temporada em São Paulo cuidando da saúde. Amazonino, que lidera as intenções de voto em todas as pesquisas para prefeito, diz que está renovado e pronto para mais uma campanha.

Audiência da CPI

A CPI da Pandemia está até agora fazendo um trabalho impecável. O desempenho dos integrantes da comissão vem superando as expetativas. E  com isso as transmissões das reuniões e dos depoimentos pelas redes sociais vem ganhando cada dia mais audiência.

Depoimento promete

Está marcado para terça-feira (30/6) o depoimento do ex-secretário executivo da Susam, Perseverando Garcia Filho, considerado peça-chave para montar o quebra-cabeça das fraudes e superfaturamento nos contratos da Susam. Por ter sido ordenador de despesas da Susam, ele tem muito a esclarecer, mas não quer falar. Os membros da cpi terão que se desdobrar pra fazer Perseverando abrir o bico.

Adiamento das eleições

A Câmara Federal deverá votar nesta semana a data das eleições municipais. O adiamento para novembro foi aprovado em votação de dois turnos no senado, mas os deputados federais podem mudar esse entendimento

COMPARTILHE

Publicações relacionadas

Governo simplifica assinatura eletrônica de documentos públicos

admin

PGR vai investigar motivos para troca de superintendente da PF no Rio de Janeiro

admin

Motorista de app joga carro contra muro de delegacia para escapar de assalto em Manaus

admin

Deixe um comentário