Amazonas Destaques Manaus

TV, Rádio e Portal da Assembleia Legislativa mantêm atividade no recesso parlamentar

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) entrou de recesso na última semana de dezembro, mas as atividades em diversos setores continuarão a funcionar. É o caso da Diretoria de Comunicação, que administra o sistema que reúne a TV, Rádio e o Portal Aleam, além das mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Os trabalhos de distribuição de material jornalístico, bem como o atendimento às demandas da imprensa continuarão a ser executados normalmente.
A TV Aleam, que é exibida nos canais 6 da NET, 6.3 no canal aberto, ao vivo no Youtube e Facebook, estará em home office até janeiro, mas não deixou de produzir matérias, como a transmissão ao vivo das sessões. Entretanto, os telejornais continuam suspensos, visto que o uso de microfones e demais equipamentos aumentam o risco de contágio.
O coordenador da TV Aleam, jornalista Saulo Borges, explica que, por conta do recesso, os servidores que estavam trabalhando presencialmente durante as transmissões das Sessões Plenárias voltaram a trabalhar em casa. “A partir de janeiro trabalharemos matérias de retrospectiva de 2020 e os nossos colaboradores atuarão através do sistema de plantão, caso haja alguma necessidade de trabalho presencial”, disse.
Continuar a desenvolver o seu papel institucional de informar a população das atividades parlamentares e prestação de serviços é o que pretende o diretor de Comunicação da Aleam, jornalista Cláudio Barboza. “É fundamental neste momento de pandemia que as informações da Diretoria de Saúde da Casa sejam mantidas, para a prestação de informações aos servidores e à sociedade. As atividades dos deputados e deputadas continuarão a ser noticiadas, assim como os projetos aprovados e viagens ao interior”, demonstrou.
Desde o início do recesso, o portal Aleam (www.ale.gov.br) já trabalha com os relatórios de atividades das diretorias existentes na Casa Legislativa, das ações das Comissões Técnicas, além de concentrar o recebimento de matérias das parlamentares e sua posterior distribuição à imprensa.
A Rádio Aleam, que é transmitida na frequência 106,9 MHz, em parceria com a Rádio Senado Federal, também está em atividade normal. De acordo com o coordenador João Sant’anna, a Rádio manteve seus funcionários em trabalho remoto, mas não parou nenhuma atividade. “Os servidores da Rádio estão em trabalho remoto, realizando a cobertura das atividades no plenário virtual e enviando o material para as rádios de Manaus e interior. Ao retornar com as Sessões Plenárias híbridas, a Rádio passou a trabalhar em sistema de plantão e assim pudemos realizar todos os trabalhos necessários”, afirmou Sant’Anna.
Inovando nas mídias sociais, a Assembleia Legislativa teve um crescimento de 170% no Facebook no período de dois anos, chegando a 22.700 seguidores. No Instagram não foi diferente, com um aumento de 1.200 para 12.300 cidadãos seguindo a Aleam na mídia social. “Durante as sessões virtuais chegamos a mais de 7 milhões de pessoas alcançadas, com um pico de 172 mil em uma única sessão”, comentou o coordenador de mídias sociais, Rafael Borges.
Outro serviço oferecido à sociedade é o repositório de fotos realizadas pelos fotógrafos da Casa, que estão disponíveis no site Flickr, e servem para alimentar a imprensa e demais setores da sociedade que desejam utilizá-las.
Na última sessão do ano, o presidente da Assembleia, Josué Neto (Patriotas), ao realizar um balanço de sua gestão, informou que a Aleam foi consultada por todas as Assembleias Legislativas do Brasil a respeito das transmissões das Sessões Plenárias virtuais, sendo a primeira no país a adotar a tecnologia, quando da suspensão das atividades presenciais.
Acompanhe a Assembleia nas redes sociais
TV Aleam: Canal aberto 6.3, Canal 6 pela NET
Rádio Aleam/Senado: 106,9 MHz
Portal Aleam: www.ale.am.gov.br
Facebook: facebook.com/AssembleiaAM
Instagram: instagram.com/AssembleiaAm

Twitter: twitter.com/AssembleiaAm
Youtube: youtube.com/AssembleiaAm
Flickr: flickr.com/photos/AssembleiaAm

Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Alessandro Cavalcanti

Publicações relacionadas

Aprovado orçamento de R$ 5,5 bilhões para Manaus

Redação

Prefeitura notifica empresas responsáveis por viaduto do Manoa por se recusarem a realizar adequações necessárias para liberação do complexo

Redação

Bebê que foi anestesiado e teve cirurgia adiada por falta de equipamento morre após procedimento em hospital no AM

Redação

Deixe uma resposta