Amazonas Destaques Manaus

Troca de acusações entre David e Nicolau passa a ser o tema central na reta final da campanha

Veja os números das pesquisas divulgadas hoje para a Prefeitura de Manaus

Zé Ricardo dispara contra oponentes e diz ser a única oposição no Amazonas

Arthur Neto anuncia pagamento de 14º e 15º salário para professores

Governador Wilson Lima ouve empresários sobre reabertura de espaços em Manaus mas diz que vai seguir orientações da saúde

A três dias do fim da propaganda eleitoral gratuita e a cinco dias da eleição, a troca de acusações entre David Almeida (Avante) e Ricardo Nicolau (PSD) durante debate da TV Norte – SBT Manaus passa a ser o tema mais explorado na campanha. As consequências ainda são imprevisíveis, mas a veiculação na TV do fato pode influenciar no voto do eleitor dia 15 e mudar os números finais de cada um dos envolvidos. Ricardo Nicolau parou de crescer e na pesquisa da Perspectiva está empatado tecnicamente com José Ricardo (PT) na terceira posição com 13,6% e 13,5% dos votos válidos respectivamente. Amazonino continua na liderança isolada com 32% e David Almeida em segundo com 18,8%.

Acusações no horário nobre da TV

Até à realização da pesquisa, a troca de acusações entre David e Nicolau se restringia a publicações nas redes sociais. Mas desde à noite de segunda-feira, passou a ser também veiculada em horário nobre das tvs nos programas e inserções do Coronel Menezes (Patriota) e Amazonino Mendes (Podemos). Como são acusações graves – ambos se acusam de superfaturar contratos na saúde – só o resultado do dia 15 vai revelar o impacto real da artilharia promovida por David e Nicolau.

Pesquisa da Perspectiva

Mais duas pesquisas foram divulgadas nesta terça-feira (10/11). Na sondagem da Perspectiva, Amazonino tem 32% dos votos, Davi Almeida 18,8%, Ricardo Nicolau 13,6% e José Ricardo (PT) aparecem empatados com 13,5%. Considerando a margem de erro de 3,1%, há empate técnico entre Davi, Nicolau e José Ricardo. A quinta posição é ocupada pelo capitão Alberto Neto (7,4%), seguido por Coronel Menezes (6%), Alfredo Nascimento 4,6%, Romero Reis 1,9%, Chico Preto 1,5% e nas últimas posições Marcelo Amil (PCdoB) com 0,6% e Gilberto Vasconcelos (PSTU) com 0,1%. A pesquisa foi realizada no período de 6 a 8 de novembro, entrevistou 1.000 eleitores e está registrada no TSE com o número Am-03642/2020.

Pesquisa da Pontual

A outra pesquisa foi divulgada pelo instituto Pontual. Nessa pesquisa, Amazonino também lidera e venceria no segundo turno todos os seus adversários. No primeiro turno, Amazonino tem 29,4%, David Almeida 19,7%, Ricardo Nicolau 10,6%, José Ricardo 7,7%, Coronel Menezes 7,1%, Alberto Neto 6,7%, Alfredo Nascimento 3,1%, Chico Preto 0,8%, Romero Reis 0,8%, Marcelo Amil 0,2% e Gilberto Vasconcelos não foi citado.

Segundo turno

No cenário de segundo turno, num embate entre Amazonino e David, Amazonino venceria por 41,9% a 39,7% de David. Se o segundo turno for entre Amazonino e Nicolau, Amazonino teria 44,2% contra 35,6% de Nicolau. Numa disputa com o candidato do PT, Amazonino teria 46,2% e José Ricardo 31,8%.

Zé Ricardo no ataque

O candidato Zé Ricardo resolveu investir forte nos ataques a todos os seus principais adversários. Nominalmente cita Amazonino, Davi e Ricardo Nicolau, como pessoas de governo e afirma que ele é o único candidato realmente de oposição. Está em todo o horário eleitoral e também nas redes sociais.

Agenda dos candidatos

Nesses últimos dias de campanha, os candidatos estão reforçando a campanha de rua e vão se preparar para os dois últimos debates que acontecem nesta quinta-feira (12/11) nas tvs Band (12h) e A Crítica (21h30).

Abertura de flutuantes

O governador Wilson Lima analisa com cuidado a solicitação de donos de flutuantes e bares para reabertura desses espaços em Manaus. Em relação aos flutuantes, o nível do rio, em algumas áreas onde costumam ancorar está bem abaixo do que costuma acontecer nessa época e por isso alguns estão bem longe desses locais. O governador disse que vai seguir as orientações da área de saúde para decidir sobre a solicitação.

Pagamento de professores

O prefeito Arthur Neto anunciou que a Prefeitura de Manaus irá pagar o 14º e 15º salário aos profissionais da educação infantil e da educação de jovens e adultos. O prefeito disse que mais de 2,5 servidores da Secretaria Municipal de Educação, receberão o benefício pelas metas alcançadas. “Esta será a primeira vez que vamos premiar os servidores da educação,como forma de reconhecimento e incentivo”, disse.

Publicações relacionadas

PAUTA: Vice-Presidente da República visita o CBA às 16h desta segunda (17)

Redação

SSP-AM prepara investimentos de R$ 41 milhões em novos equipamentos

Redação

‘Estamos equilibrados e não atrasaremos salários’, garante Arthur ao anunciar corte de R$ 500 mi para enfrentar efeitos econômicos da Covid-19

Redação

Deixe uma resposta