Amazonas Destaques Manaus

Treze pacientes recebem alta de hospital de campanha em Manaus, diz Prefeituta

Treze pacientes que estavam internados no hospital de campanha de Manaus Gilberto Novaes, localizado no Lago Azul, zona Norte, receberam alta, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (7) pela Prefeitura. Dos 9.243 casos confirmados da Covid-19 no Amazonas até esta quarta-feira (6), 5.474 são de Manaus.

Para atender a alta demanda de pacientes, que sobe diariamente na capital, três unidades foram destinadas ao atendimento de casos, sendo dois administrados pelo Governo e um pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada.

Com relação à unidade Gilberto Novaes, inaugurado em 13 de abril, o total de 133 pacientes recebeu alta.

Atualmente, o hospital opera com 124 leitos ativos, dos quais 38 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).A expectativa é que o hospital chegue ao total de 279 leitos, nas próximas semanas.

Sistema de saúde sobrecarregado

Por conta dos índices da covid-19, o sistema de saúde do amazonas está perto de um colapso. O governo admite que quase 100% dos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 estão ocupados.

Em Manaus, pacientes tiveram que passar a madrugada dentro de ambulâncias à espera de leitos em hospitais da rede pública de saúde, segundo o coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Contêineres frigoríficos foram instalados em unidades hospitalares de Manaus para comportar corpos, por conta do aumento de mortes. A medida foi tomada a repercussão de um vídeo que mostra corpos com suspeita de Covid-19 posicionados ao lado de pacientes internados no Hospital João Lúcio.

Ao todo, o Amazonas possui 6.710 leitos, entre a rede pública e privada. O Governo do Amazonas admitiu que o sistema de saúde do estado já apresentava insuficiência da capacidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) antes da pandemia da Covid-19.

Publicações relacionadas

Caprichoso recebe materiais para executar projeto quando for retomado o 55º festival de Parintins

Redação

Josué Neto confirma nomes de deputados que vão integrar comissão

Redação

Governo do Amazonas paga primeira parcela do 13º salário dos servidores e aquece economia nos últimos meses de 2019

Redação

Deixe uma resposta