Treze pacientes que estavam internados no hospital de campanha de Manaus Gilberto Novaes, localizado no Lago Azul, zona Norte, receberam alta, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (7) pela Prefeitura. Dos 9.243 casos confirmados da Covid-19 no Amazonas até esta quarta-feira (6), 5.474 são de Manaus.
Para atender a alta demanda de pacientes, que sobe diariamente na capital, três unidades foram destinadas ao atendimento de casos, sendo dois administrados pelo Governo e um pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada.
Com relação à unidade Gilberto Novaes, inaugurado em 13 de abril, o total de 133 pacientes recebeu alta.
Atualmente, o hospital opera com 124 leitos ativos, dos quais 38 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).A expectativa é que o hospital chegue ao total de 279 leitos, nas próximas semanas.
Sistema de saúde sobrecarregado
Por conta dos índices da covid-19, o sistema de saúde do amazonas está perto de um colapso. O governo admite que quase 100% dos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 estão ocupados.
Em Manaus, pacientes tiveram que passar a madrugada dentro de ambulâncias à espera de leitos em hospitais da rede pública de saúde, segundo o coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Contêineres frigoríficos foram instalados em unidades hospitalares de Manaus para comportar corpos, por conta do aumento de mortes. A medida foi tomada a repercussão de um vídeo que mostra corpos com suspeita de Covid-19 posicionados ao lado de pacientes internados no Hospital João Lúcio.
Ao todo, o Amazonas possui 6.710 leitos, entre a rede pública e privada. O Governo do Amazonas admitiu que o sistema de saúde do estado já apresentava insuficiência da capacidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) antes da pandemia da Covid-19.