Amazonas Destaques Manaus

Senador cobra convocação de Wilson Lima na CPI da Pandemia

Manaus – O senador Marcos Rogério (DEM-RO) cobrou a convocação do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), na manhã desta quarta-feira(12), durante a 7ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado.

O senador questionou quando serão convocadas as autoridades estaduais e municipais a respeito das irregularidades na utilização dos repasses federais para o combate da Covid-19 no Estado.

Marcos Rogério cobrou a convocação de Wilson Lima na CPI da Pandemia do Senado (Foto: Divulgação / Agência Senado)

Até outubro do ano passado foram realizadas 51 operações da Polícia Federal, abrangendo 18 Estados brasileiros, tendo como alvos as prefeituras e os governos estaduais. Isso representa a movimentação de cerca de R$ 2 bilhões em recursos públicos destinados ao combate do coronavírus. “Há suspeita de superfaturamento na aquisição de insumos para prevenção de combate à pandemia, fraude nas compras de respiradores, superfaturamento em contratos de compras de máscaras, dentre outros”, disse o senador.

Marcos Sérgio destacou o caso do Amazonas, citando a operação Sangria, deflagrada em 2020 pela Policia Federal, que prendeu secretários de Estado, incluindo a então secretária de Saúde Simone Papaiz e o ex-secretário da pasta, Rodrigo Tobias. As investigações também identificaram a atuação de empresários em contratos considerados fraudulentos, do Governo do Amazonas.

“Foi pedida a prisão do próprio governador (Wilson Lima) a pedido de afastamento do cargo. Estamos diante de acusações gravíssimas. Segundo a Polícia Federal, os ilícitos envolvem desvios de recursos públicos da ordem de, no mínimo, R$ 3 milhões”, afirmou Rogério.

O parlamentar filiado ao Democratas de Rondônia classificou a situação do Amazonas como “gravíssima” e que há grandes elementos para investigação, que está sendo conduzida pela CPI.

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/politica/senador-cobra-convocacao-de-wilson-lima-na-cpi-da-pandemia/

Publicações relacionadas

Governo anuncia abertura de 45 novos leitos no Hospital Delphina Aziz; número de UTIs ativas sobe para cem

Redação

Polícia Federal faz operação em Manaus

Redação

CPI ouve envolvidos em processo no superfaturamento de exames médicos no AM

Redação

Deixe uma resposta