Amazonas Destaques Manaus

Semana decisiva para Wilson Lima

Com maioria na Assembleia, governador ganha confiança de que continua no cargo

Deputados temem desdobramentos das investigações da Polícia Federal

PMN está com caravana nos bairros

Coronel Menezes tem slogan de pré-campanha

A semana que se inicia será decisiva para o Governo Wilson Lima (PSC). A base governista na Assembleia Legislativa foi recomposta após o impacto inicial da operação Sangria, deflagrada dia 30 de junho. Wilson tem o apoio declarado de 14 deputados e, para evitar o impeachment, precisa de apenas 9. Na Comissão Processante, a ser instalada na terça-feira (14/7), a base governista vai dominar com folga e, por isso, comandará a presidência e a relatoria. Essa relação favorável ao governador na Aleam só vai mudar se as investigações da Polícia Federal tiverem novos desdobramentos especialmente em relação à lista apreendida no gabinete do governador em que aparecem nomes de deputados com a indicação de 5%.

O que os deputados temem

O fac-símile divulgado pela rede CNN com os nomes dos deputados não é a lista apreendida pela Polícia Federal. Trata-se na verdade do termo de apreensão em que os agentes descrevem que foi apreendida uma lista com os nomes iguais aos dos deputados. Há rumores de que os deputados que aparecem na lista sejam convocados a dar explicações na Superintendência da PF e sejam alvo de mandado de busca e apreensão nos seus gabinetes. Mas isso depende de autorização do STJ, que está em recesso.

Pressão popular

Na manhã deste domingo será realizada a primeira manifestação pelo impeachment de Wilson Lima e do vice, Carlos Almeida Filho. A concentração será na manhã na Avenida das Torres. A pressão popular nas ruas e nas redes sociais é outro fator que pode influenciar na decisão dos deputados sobre o impedimento do governador.

Arthur lamenta morte de ambientalista

O prefeito Arthur Neto (PSDB) decretou luto oficial pela morte do escritor e ambientalista Alfredo Sirkis, vítima de acidente de carro no Rio de Janeir, que ocorreu nesse final de semana. “Perdi um amigo, de imensa ternura. Foi um dos fundadores do Partido Verde, tinha grande influência na política nacional, culto, de imensa coragem cívica e física. Era um líder ambientalista que merece todas as homenagens do povo de Manaus”, disse em nota oficial.

PMN está nas ruas

O presidente estadual do PMN, Orsine Junior, marcou para o próximo dia 15 a primeira reunião geral com os pré-candidatos a vereador. Será às 19h no Da Vinci. O PMN vai lançar chapa cheia, com 62 candidatos, e pretende eleger de 4 a 5 vereadores em Manaus. Atualmente, o partido tem a segunda maior bancada da Câmara Municipal com quatro vereadores.

Mídia Training

Orsine Junior está investindo na preparação dos candidatos com cursos internos de política, de midia training e de uso correto das redes sociais. Neste final de semana, o PMN lançou um canal no YouTube (TV PMN) e iniciou as caravanas com duas reuniões diárias nos bairros organizadas pelos pré-candidatos do partido.

Racha no Tribunal

A semana também promete para o cabo de guerra entre o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Domingos Chalub, e o ex-presidente Yedo Simões. Na disputa, a presidência da Escola da Magistratura (Esmam). Chalub nomeou o desembargador João Simões para a presidência da Esmam, mas Yedo diz que o cargo e seu por direito. O caso foi para no CNJ que deve dar a palavra final sobre a disputa.

“Amazonense como você”

O pré-candidato a prefeito de Manaus pelo Patriotas, coronel Alfredo Menezes, já tem Slogan. Em artes postadas nas redes sociais, Menezes aparece com uma tijela de açaí e com o título: “Amazonense como você”. Menezes apresenta um currículo resumido em que destaca ser coronel da reserva do Exército, mestre, doutor e poliglota nascido na Cachoeirinha e criado no Alvorada. E ainda tem a “#RenovacãoComQualidade”.

Relações estremecidas

A relação entre o governador Wilson Lima e o vice, Carlos Almeida Filho, nunca esteve tão estremecida quanto agora. Os dois sequer estão se falando ha mais de 10 dias.

Titia protetora

A deputada Joana Darc (PL) pregou uma peça nos seus seguidores. Postou uma foto de um body (roupa de bebê) com emojis de uma grávida 🤰 e outro de uma carinha de bebê 👶 com dizeres “Entendedores entenderão”, deixando no ar que poderia estar grávida. Mas na verdade a deputada estava festejando a notícia de que seria tia.

Gritos da deputada

Uma funcionária da Assembleia Legislativa do Amazonas entrou internamente, com uma reclamação contra a deputada Alessandra Campêlo (MDB), pela forma agressiva que foi abordada pela parlamentar, após ter realizado um procedimento no trabalho. Não é a primeira vez que a deputada extrapola os limites. Funcionários da Aleam contam que Alessandra é extremamente agressiva nas relações com os servidores.

COMPARTILHE

Publicações relacionadas

Adolescente morre e quatro são baleados após criminosos atirarem contra homem em rua de Manaus

admin

Jovem escapa de linchamento após usar arma falsa para assaltar ônibus em Manaus

admin

Sete pacientes recebem alta no hospital de campanha da prefeitura neste domingo

admin

Deixe um comentário