Amazonas Destaques Manaus

Semacc conclui planejamento de metas de 2022 e 2023 para atender plano de ações da Prefeitura de Manaus

Durante dois dias de imersão, diretores, técnicos e assessorias da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), se reuniram neste fim de semana, 25 e 26/2, para planejar o que vai ser executado em 2022 e traçar metas para o próximo ano, de acordo com as determinações do prefeito David Almeida. Além disso, foi realizada avaliação das ações de 2021. O encontro aconteceu em um auditório no bairro Tarumã, zona Oeste.

“Esta é a nossa segunda reunião de planejamento. No ano passado, também nos reunimos para traçar os primeiros passos da Semacc e naquele momento falei aos nossos diretores e técnicos: podem sonhar à vontade, porque sonhar não custa caro, mas tenham certeza de que vamos fazer o possível e até o impossível, em busca de recursos para que os nossos sonhos se tornem realidade e a gente comece a escrever uma nova história na vida de feirantes, agricultores familiares, comerciantes informais e microempreendedores. Tudo baseado no que foi traçado pelo prefeito David Almeida, em seu plano de governo. Hoje, olhando para 2021, comemoramos não só a realização do que sonhamos lá atrás, mas, ações que nem imaginamos fazer e isso não tem preço. Vamos seguir focados no trabalho, porque Manaus merece”, destacou o secretário da Semacc, Renato Júnior.

O diretor de Mercados e Feiras da secretaria, Luciano Santos, faz uma avaliação das ações realizadas no setor, ano passado, e falou sobre o que vai ser feito em 2022.

“No departamento de mercados e feiras, nós tivemos um ponto alto em 2021, que foi a realização da 1ª Feira Flutuante do Brasil, um projeto muito bonito, que beneficiou 222 permissionários da feira Manaus Moderna, na época da cheia recorde e foi feita em apenas sete dias, com o apoio de secretarias parceiras. Para 2022, nós temos um projeto muito mais audacioso que é a reforma de 34 feiras e mercados na capital”, ressaltou o diretor do Demef.

No departamento de Agricultura e Abastecimento (DAA), segmento que estava esquecido há anos pelo poder público, os avanços também foram enormes.

“Um marco histórico para o setor primário do município é o 1º Plano Safra Municipal, em que conseguimos capitanear muitos recursos, formalizar vários convênios e agora em 2022 vamos estar executando as metas traçadas, por meio do plano safra, algumas já iniciadas no ano passado. Muito nos enche de orgulho ver a atenção que o prefeito David Almeida e o secretário Renato Júnior estão dando para essa pauta de tamanha importância, porque gera alimento para a população”, destacou Meyb Seixas, diretora do DAA.

Na área do comércio informal e microempreendedores, os avanços foram destacados. Além do início da reforma dos três centros de compras populares coordenados pela Semacc, o diretor da área destaca uma ação realizada em 2021, que segundo ele, acabou beneficiando não apenas um permissionário do shopping Phelippe Daou, na zona leste, mas que, de acordo com ele, vai ajudar muitas pessoas com deficiência visual.

“Uma ação pequena torna-se grande, quando a gente ajuda pessoas e uma delas foi a de inclusão, realizada com um permissionário do shopping Phelippe Daou. Quando trocamos ele de loja facilitando a acessibilidade e atendemos a algumas reivindicações feitas por ele, que é deficiente visual e que também ajuda outros com a mesma necessidade, isso nos deixou muito satisfeitos”, ressaltou Roberto Lima, diretor do Decin.

Mais de 30 servidores da Semacc participaram do evento. Ao final da reunião, a maioria foi unânime em afirmar que planejar ações, avaliar metas, proporcionar crescimento pessoal e profissional, acaba sendo um grande incentivo a todos.

“Eu sou servidora da Semacc há 8 anos, essa é a segunda reunião que a gente participa, de planejamento estratégico do ano seguinte. Em 2021, quando nos reunimos, fizemos vários planos, tivemos vários sonhos e chegamos à conclusão que realizamos muito mais do que havíamos sonhado. Agora com novos planos e muita motivação, eu tenho certeza que com a gestão do secretário Renato Júnior, a gente vai conseguir executar tudo o que foi planejado aqui e muito mais, e nós, servidores, nos sentimos muito motivados e já ansiosos para que aconteça cada um dos planos traçados aqui”, enfatizou Sunaia Hauache.

De olho em 2023

Para 2023, as metas também já estão sendo traçadas em favor dos comerciantes informais, trabalhadores rurais e permissionários de feiras e mercados de Manaus. Além da continuidade ao trabalho iniciado por meio do Plano Safra Manaus, beneficiando o setor primário, no próximo ano, os mercados e feiras que não estão incluídos na reforma programada para 2022, também vão ser beneficiadas. Outras seis novas feiras também devem ser inauguradas entre 2022 e 2023, como as feiras dos bairros Puraquequara e Vale do Amanhecer, na zona Leste. Os projetos, já estão sendo finalizados.

Também participaram da reunião, para conversar com os servidores da Semacc, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, o secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, e o subsecretário municipal de Comunicação, Jack Serafim.

No evento, o titular da Semacc, Renato Júnior, foi homenageado pelos servidores, devido ao trabalho realizado em 2021, à frente da pasta.

— — —

Texto – Dalva Andrade / Semacc

Fotos – Divulgação / Semacc

Publicações relacionadas

David Almeida anuncia aumento salarial de mais de 10% aos servidores de saúde

Redação

Carro é consumido por fogo em rua de Manaus; veja vídeo

Redação

Prefeitura divulga a lista dos projetos contemplados do edital ‘Manaus Faz Cultura’

Redação

Deixe um comentário