Amazonas Destaques Manaus

Sejusc inicia cadastro para emissão da Carteira de Identificação Nacional da Pessoa com Espectro Autista

Atendimento na Sejusc — Foto: Divulgação

Atendimento na Sejusc — Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) começou nesta terça-feira (14) o cadastro de pessoas para a emissão da Carteira de Identificação Nacional da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea). A medida foi aplicada após a sanção da Lei 13.977, que complementa a Lei Federal 12.764 e institui a expedição gratuita do documento.

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, basta apresentar a carteira para garantir a prioridade nos serviços de saúde, educação e assistência social.

Para solicitar a carteira, os interessados devem comparecer ao Núcleo de Cidadania e da Pessoa com Deficiência da Sejusc, na Rua Salvador, 456, Adrianópolis, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

É preciso preencher um requerimento e anexar um relatório médico, com indicação da Classificação Etária Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde (CID), além do RG, CPF, certidão de nascimento, tipo sanguíneo, comprovante de residência, número de telefone e foto 3×4.

O responsável legal da pessoa com Espectro Autista também deverá apresentar o documento de identificação, comprovante de residência, telefone e e-mail.

Caso o solicitante seja imigrante com visto temporário, solicitante de refúgio, residente fronteiriço, deverá apresentar a Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM).

COMPARTILHE

Publicações relacionadas

Casos de Dengue aumentam 200% entre janeiro e fevereiro em relação ao primeiro bimestre de 2019 no AM

admin

Wilson Lima e Ricardo Salles assinam protocolo de intenções para melhoria da qualidade ambiental urbana

admin

Motorista de app joga carro contra muro de delegacia para escapar de assalto em Manaus

admin

Deixe um comentário