Amazonas Destaques Manaus

Seap realiza mais um treinamento do Grupo de Intervenção Penitenciária

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) continua realizando treinamentos com o Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP), que atua nas unidades prisionais do Amazonas. Nesta quarta-feira (30/09), policiais militares do GIP de quatro unidades receberam instruções táticas: Centro de Detenção Provisória Masculino 1 e 2 (CDPMs 1 e 2), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). A atividade aconteceu no CDPM 1.

Os treinamentos haviam sido suspensos em março, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, e recomeçaram no mês de maio. De acordo com o coordenador do GIP, capitão Vítor Moraes, os policiais recebem as instruções uma vez por semana, com o intuito de aperfeiçoar cada vez mais o trabalho desempenhado por eles.

“Inicialmente, eles aprendem as normas e leis gerais de atuação criadas pela Seap, que orientam como o grupo deve agir no interior das unidades, em situações diversas, desde procedimentos de rotina a revistas, fugas e rebeliões”, informa Moraes. “Para que eles tenham esses ensinamentos massificados são feitos os treinamentos teóricos e práticos”, conclui.

Desde o ano passado, o GIP é responsável pelas ações de vigilância interna das unidades prisionais e tem como principal função garantir a ordem e segurança no ambiente prisional, tanto para servidores, agentes e internos.

Fotos: Divulgação/Seap

Publicações relacionadas

“A saúde do Brasil não é para cavar falta e enganar o juiz”, disse Josué Neto pelo twitter ao covarde Mandetta

Redação

Prefeito abre Ano Legislativo apresentando avanços em sete anos de gestão

Redação

Governador Wilson Lima formaliza gestão compartilhada do Hospital Francisca Mendes

Redação

Deixe uma resposta