Amazonas Destaques Manaus

Seap forma reeducandos da UPP em curso de Eletricista Predial

Doze internos do programa “Trabalhando a Liberdade” concluíram, nesta quarta-feira (21/10), o Curso de Eletricista Predial ofertado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a cogestora RH Multi. Os formandos são da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

O curso, com carga horária de 160 horas, teve início no final de agosto. Entre aulas teóricas e práticas, os reeducandos puderam aprender sobre tensão, corrente, potência elétrica, levantamento de cargas elétricas, tipo de fornecimento e tensão, circuitos terminais, condutores elétricos e cálculos para a realização do serviço.

No evento, a Seap surpreendeu os formandos com a presença de seus familiares. Seu Alceu* (nome fictício), pai de um dos internos que concluiu a capacitação, emocionou-se ao compartilhar seu testemunho para os presentes. “Quando olho para o meu filho aqui, me sinto culpado porque não soube educá-lo. Ele cresceu me vendo praticando crimes e acabou parando no mesmo lugar que eu. Mas acredito na transformação dele e de cada um dos internos aqui, pois também sou fruto de um projeto”, disse.

“Com esse curso, eles têm grande chance de trabalhar como prestador de serviço ou dentro de uma empresa. Podem ainda criar o próprio negócio e assim, não depararem-se com situação de discriminação devido ao fato de terem passado pelo sistema prisional”, disse o diretor da UPP, Felipe Abreu.

Remição pelo estudo – Os reeducandos recebem o direito à remição da pena pelo estudo, prevista na Lei de Execução Penal, de nº 12.433. Um dia de pena é remido a cada 12 horas de frequência escolar, caracterizada por atividade de ensino fundamental, médio, inclusive a profissionalizante, superior, ou ainda de requalificação profissional.

Fotos: Divulgação/Seap

Publicações relacionadas

Esclarecimentos sobre o Atendimento do Grupo Samel, leia

Redação

Homem negro é espancado até morte em supermercado no Brasil

Redação

Pronto-Socorro João Lúcio suspende visitas a pacientes internados como forma de prevenção ao coronavírus

Redação

Deixe uma resposta