Amazonas Destaques Manaus

Santa Júlia não é responsável por perda de material de exame, decide Justiça

MANAUS – A Primeira Câmara Cível do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) aceitou recurso do Hospital Santa Júlia, em processo no qual um paciente pedia a responsabilização da instituição pela perda de material que deveria ser usado para biópsia.

A decisão foi por maioria, na Apelação Cível nº 0621719-08.2017.8.04.0001, de acordo com o voto divergente da desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo. Segundo a magistrada, o dano moral é conduta que não foi apurada, pois não se trata de erro médico, mas de falha na prestação de serviço por parte da médica que realizou a cirurgia.

Segundo o paciente, ele passou por cirurgia no hospital, que perdeu o material coletado para exame, e que o uso da estrutura física se completava com o serviço médico, que era uma cirurgia de “segmentectomia pulmonar e toracostomia e DFT”.

De acordo com a defesa do hospital, a unidade foi contratada para internação e realização de exames, e a médica não faz parte do seu corpo clínico, tendo solicitado exame com códigos específicos, para retirada do nódulo e drenagem pleural, mas não foi preenchida a guia necessária para o referido exame.

“Não poderia supor o hospital que exame a médica iria fazer. O material não foi entregue ao hospital e não há culpa do hospital”. A defesa acrescentou que o hospital fez um pet scan (exame de imagem) para o bom relacionamento com o cliente e que este teve o melhor da ciência médica à sua disposição.

A decisão será lida na próxima sessão, acrescentando trecho do voto do desembargador Paulo Lima, seguindo orientação do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dizendo que a prova documental não confirma que a biópsia deveria ser feita no hospital.

Publicações relacionadas

Possíveis casos de coronavírus em Manaus serão tratados no Hospital Delphina Aziz

Redação

CPI vai ouvir secretária de Saúde, Simone Papaiz, sobre contratos com empresas terceirizadas

Redação

TCE- AM lança hino oficial, selo e carimbo em comemoração ao aniversário de 70 anos

Redação

Deixe uma resposta