Amazonas Destaques Manaus

Sai hoje a definição dos critérios para vacinar pessoas de 18 a 59 anos de idade

Wilson Lima está com o pé no partido político dos irmãos Lins

Arthur Neto lidera votação como pré-candidato do PSDB a presidência do Brasil

Ex-senador prepara livros para contar histórias de fatos que marcaram a política do Amazonas

O coreano que arrematou uma das mais tradicionais sedes de clubes da história de Manaus

Ministério Público define data para escolher quem vai concorrer para desembargador

Uma reunião na manhã desta terça-feira (23) vai definir os critérios para a vacinação das pessoas de 18 a 59 anos que tem algum tipo de comorbidade que compõem a nova fase da vacinação que começa nessa semana. Como são poucas doses em estoque para um público gigantesco, terão que ser definidos critérios rigorosos para priorizar as pessoas que apresentem quadro de saúde mais frágil e mais perigoso caso seja infectado pelo novo coronavírus. Para se ter uma ideia, só pacientes renais crônicos são mais de 40 mil. Além dos renais crônicos são consideradas comorbidades os Tem ainda os que apresentam problemas cardíacos (cardiopatas), os diabéticos, os que tem hipertensão, os que tem obesidade mórbida, entre outros.

Novo partido do governador

O governador Wilson Lima está deixando o PSC em busca de um partido que tenha maior densidade, de olho nas eleições do próximo ano. O ÚNICO teve acesso a informações que colocam o governador muito próximo do Partido Progressistas, que tem no Amazonas o comando dos irmãos deputados Átila Lins, federal e Belarmino Lins, estadual. As conversas estão bem adiantadas e o ingresso do governador no PP é dada como certa.

Pesquisa favorece Arthur

Com 51,8% dos votos, o ex-senador Arthur Virgílio Neto foi o mais votado em uma enquete promovida pelo Grupo Tucanos em Rede, ligado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), entre os possíveis nomes que irão participar das prévias para definir o candidato que poderá disputar a presidência da República em 2022. “É motivo de orgulho ser prestigiado assim”, disse o diplomata de carreira.

Metas superadas em Manaus

O “Vacinômetro”, da Prefeitura de Manaus, aponta que a Prefeitura de Manaus vacinou mais de 10% da população. Até ontem, 224,9 mil pessoas haviam recebido a primeira dose das vacinas CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford. Esse número representa 10,1% da população estimada para Manaus em 2020 pelo IBGE, enquanto a média nacional é de 5,8%. A meta de vacinar 90% do grupo dos trabalhadores de saúde e dos idosos de 70 anos ou mais já foi superada em Manaus.

Wilson anuncia 1 milhão de doses para o Amazonas

O governador Wilson Lima anunciou ontem (22) pelo Twitter que assinou o contrato de compra de 1 milhão de vacinas Sputnik V para o Amazonas. A aquisição será feita por meio do Consórcio Interestadual Sustentável da Amazônia Legal. “Hoje somos o estado que mais vacina no Brasil e estamos trabalhando para avançar ainda mais. Vamos vacinar!”, escreveu Wilson Lima no Twitter.

Livro do ex-senador

O ex-senador João Pedro Gonçalves, está trabalhando em um livro onde conta fatos que fazem parte da história política do Amazonas. Ele adiantou ao ÚNICO que fará parte do trabalho, os bastidores da primeira greve dos trabalhadores no Distrito Industrial e relatos da participação dos partidos de esquerda na ocupação de novos bairros que foram criados em Manaus, entre outros fatos. O lançamento está previsto para setembro desse ano.

A volta das provas práticas para motoristas

O Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai anunciar hoje (23), às 11h a retomada gradual e o cronograma da retomada do atendimento presencial na capital e no interior. Desde a sexta-feira passada (19) foram abertos os agendamentos para realização dos exames práticos de direção e, a partir de hoje, as provas começarão a ser aplicadas. Existem mais de 7 mil pessoas esperando pela CNH no Amazonas.

Cidadão amazonense

O empresário Sung Un Song, que arrematou em leilão a sede do Rio Negro Atlético Clube, é sul-coreano, naturalizado brasileiro e se tornou cidadão do Amazonas em 2018, em título concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas. Sung é diretor da Digitron da Amazônia, única do mundo licenciada para fabricar placas-mãe da Intel, gigante da informática.

Pazuello no ministério

Conforme o ÚNICO adiantou em primeira mão, Bolsonaro se mantém na intenção de criar o Ministério da Amazônia para acomodar Eduardo Pazuello, mas tem sido alertado que essa iniciativa vai esvaziar a Comissão Especial comandada pelo vice-presidente Hamilton Mourão e desagrada as Forças Armadas que defendem o enxugamento dos ministérios e não a ampliação. A decisão ainda está sendo negociada.

IBGE abre inscrições

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para a seleção os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e de Supervisão de Coleta e Qualidade. No total, são 175 vagas em Manaus e em outros 11 municípios do interior do Amazonas, com início das atividades ainda no primeiro semestre do ano. As inscrições podem ser feitas por meio do site do Cebraspe. Para ambos os cargos é necessário ter ensino médio.

Promotores na disputa

O Ministério Público do Estado marcou para a quinta-feira (25) a votação, on line, que vai escolher os seis nomes de promotores de Justiça que irão disputar uma vaga de desembargador, no TJAM. A votação será feita digitalmente pelo sistema “votus”. Sete promotores se candidataram: Carlos José Alves De Araújo, Luiz Alberto Dantas de Vasconcelos, Mário Ypiranga Monteiro Neto, Mirtil Fernandes do Vale, Paulo Stélio Sabbá Guimarães, Rogério Marques Santos.

Publicações relacionadas

Secretário sugere que motoristas de aplicativos em Manaus não aceitem corridas para áreas de risco

Redação

Moderna estação de transferência integra complexo viário na Constantino Nery

Redação

PGR vai investigar motivos para troca de superintendente da PF no Rio de Janeiro

Redação