Manaus Cotidiano Destaques

S.O.S Vida completa 10 anos e celebra mais de um milhão de atendimentos

O serviço de transporte sanitário da Prefeitura de Manaus, o S.O.S Vida, completa 10 anos nest..a segunda-feira, 9/12, com a marca de mais de um milhão de remoções de usuários em tratamento de hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia, dentre outros. São mais de 11 mil usuários cadastrados com aproximadamente 16 mil remoções ao mês.

A data foi comemorada na manhã deste domingo, 8/12, com uma solenidade no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), gerenciadora do serviço, com a participação do secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, da secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, que representou o prefeito Arthur Virgílio Neto. Também estiveram presentes os subsecretários da Semsa, a diretora do S.O.S Vida, assistente social Cristina Teixeira e o diretor do SAMU 192 Manaus, Ruy Abrahim.  

O S.O.S Vida foi implantado em 2009, em substituição ao S.O.S Social, que atuava de forma precária. Atualmente, promove saúde e bem-estar dos que necessitam do serviço, por meio do apoio de duas bases descentralizadas, localizadas nas zonas Centro-Sul e Centro-Oeste.

“Esse é um programa social de longo alcance e arrisco dizer que não conhecemos outra cidade do Brasil que tenha serviço semelhante, em termos de formato e quantitativo de servidores e frota”, destacou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

O serviço tem estrutura preparada para atender aos pacientes renais crônicos, com câncer, os que ficaram com sequelas após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre outros problemas de saúde que necessitam de tratamento prolongado.  “Nesses dez anos, estimamos já ter realizado mais de um milhão de remoções, o que dá ideia da dimensão desse serviço”, ressaltou Magaldi.

A secretária Conceição Sampaio destacou o olhar da gestão municipal para o S.O.S Vida, destacando o alcance social. “Esse serviço, que está completando uma década, é importantíssimo, porque muita gente desiste do tratamento exatamente por falta de condições de pagar um transporte adequado para chegar a uma clínica e fazer o que precisa para recuperar a saúde. O prefeito Arthur Virgílio Neto tem essa visão muito humanitária, de respeito à nossa população. Essa comemoração é, também, para garantir que esse é um serviço que vai continuar e que certamente será, cada vez mais, fortalecido”, assegurou Conceição.

A assistente social Cristina Teixeira, diretora do SOS Vida, explicou o significado do serviço para os usuários. “Ele se reveste de uma importância ainda maior porque é, na verdade, uma esperança para esses pacientes que nos esperam em casa para serem levados até seus locais de tratamento de saúde para que possam dar continuidade à sua vida normal”, destacou a diretora.

O S.O.S Vida conta com 138 servidores, entre profissionais da Semsa e terceirizados. O serviço possui frota de oito ambulâncias e 21 veículos tipo vans, sendo destas cinco adaptadas com elevador para pacientes cadeirantes, e um micro-ônibus.

Condutor do S.O.S Vida há quatro anos, Carlos Silva Ribeiro levou o filho, Carlos Henrique, de pouco mais de um ano para a comemoração. Ele mandou confeccionar um uniforme de condutor para o filho e falou do orgulho de fazer parte do serviço. “Eu me sinto muito feliz de poder realizar esse trabalho, contribuindo para que pessoas que precisam dar continuidade a seus tratamentos de saúde e não têm as condições financeiras possam se deslocar até as clínicas, ajudando a melhorar a qualidade de vida delas”, afirmou Carlos.

Publicações relacionadas

Cem policiais militares estão afastados do trabalho por causa do Coronavírus

Redação

O vidente mentiroso e ex-ministro e artista da Globo, Mandetta, previu que o pico do Covid seria em abril e maio, depois junho e julho

Redação

TCE-AM renova contrato de sistema para busca avançada em Diários Oficiais

Redação

Deixe uma resposta