Amazonas Destaques Manaus

Rio Negro registra subida recorde nos primeiros 10 dias de 2022

A cota é de 24,37m, mas a velocidade da subida é lenta em relação ao ano passado

Ainda não é possível prever cheia severa, mas estado e prefeitura se preparam

O nível do rio Negro em Manaus atingiu cota recorde para os 10 primeiros dias do ano, chegando a marcar 24,37m acima do nível do mar, ontem, numa diferença de 1,99m em relação ao mesmo dia do ano passado (22,38m).
Em compensação, a velocidade de subida das águas é muito menor do que a de 2021, quando aconteceu a maior cheia dos últimos 119 anos. Nos dez primeiros dias do ano passado a média diária de subida das águas era de 12,7 centímetros, enquanto que neste ano a velocidade média é de 5,8 centímetros por dia.
Apesar da cota alta, não é possível prever se o Rio Negro irá superar a cheia do ano passado, quando a cota máxima foi de 30,02 metros em junho.

Ainda é cedo para prever

Segundo o Serviço Geológico do Amazonas (CPRM), somente a partir de março é que será possível formar uma previsão se a cheia será severa ou normal. Em janeiro está com cota alta, mas sobe mais devagar; em fevereiro poderá ser possível uma previsão da magnitude da cheia e, em março, o órgão poderá anunciar qual será a cota prevista para o auge da cheia.
O CPRM é o órgão que faz o acompanhamento do nível do Rio Negro e orienta a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas para iniciarem ações de prevenção aos impactos da cheia.

Em Manaus

No começo deste mês, o prefeito David Almeida (Avante) anunciou um pacote de obras para preparar a cidade para uma possível cheia, concentrando as ações em limpeza de igarapés, desobstrução dos canais e galerias, retirada do lixo, drenagem profunda, desentupimento de bueiros e desassoreamento de igarapés.
David disse também que está preparado para atender aos moradores de áreas de risco, para que eles não sofram danos materiais e físicos.

Publicações relacionadas

Luiza Sonza e Vitão assumem namoro e Whinderson ironiza nas redes

Redação

Royalties, emprego e renda para 14 municípios aptos a exploração de gás natural no Amazonas

Redação

Biden vai pedir quarentena a passageiros internacionais

Redação