Amazonas Destaques Manaus

Projeto especial vai antecipar vacinas para pessoas entre 18 e 49 anos

Senado vota hoje projeto que pode dar sobrevida ao setor de bicicletas da Zona Franca

Arthur Neto assume coordenação de Centro Jurídico

Secretário apontado como fura-fila de vacina está de volta

A volta do deputado que garantiu, em 1998, a vitória de Amazonino ao Governo do Amazonas

O beija-mão do presidente da Câmara, David Reis, ao prefeito de Manaus, incomoda os próprios colegas

Tribunal de Justiça atinge metas do Conselho Nacional de Justiça

Vacina para jovens

A Fundação de Medicina Tropical e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) começam amanhã (18) um estudo de antecipação da vacinação com a CoronaVac em pessoas entre 18 e 49 anos com comorbidades. Profissionais de educação e segurança, da rede estadual, são o público alvo do estudo, que será realizado com a aplicação de 10 mil doses de vacinas doadas pelo Instituto Butantan. Os voluntários devem se inscrever no site ipccb.org para participar. As vagas devem ser preenchidas por servidores efetivos da UEA, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e da Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar, Detran-AM e Corpo de Bombeiros, com idades entre 18 e 49 anos, que atuam em Manaus.

Votação que interessa ao Amazonas

Depois de uma reunião de líderes no Senado, o senador Eduardo Braga (MDB) anunciou em seu Instagram que a bancada amazonense conseguiu incluir na pauta de votação desta terça-feira (16), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que cancela a decisão do governo de Jair Bolsonaro de reduzir a alíquota do imposto de importação de bicicletas. “Conseguimos o apoio do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG), e dos demais líderes para esse pleito dos brasileiros e dos trabalhadores das fábricas de bicicleta”, disse o senador em sua postagem.

Arthur assume coordenação

O ex-senador Arthur Neto assumiu a coordenação acadêmica do Centro Preparatório Jurídico e comandará na quinta-feira um webinário sobre o despreparo de gestores públicos no enfrentamento da Covid-19. Maiores informações no www.cpjur.com.br

A volta do secretário

O secretário de Limpeza Pública da Prefeitura de Manaus, Sabá Reis, pai do presidente da Câmara Municipal, vereador David Reis, reassumiu as funções. Após ser apontado como fura-fila da vacina contra a Covid-19, na primeira etapa da vacinação, ele tirou licença alegando necessidade de fazer tratamento de saúde. Quase dois meses depois, retornou ontem (15) às funções de secretário. Na secretaria, está prestes a acontecer uma licitação de valores significativos para coleta de lixo.

Beija-mão de vereador a prefeito incomoda colegas

Alguns vereadores disseram ao ÚNICO que estão incomodados com a postura do presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante). Embora assumam ser da base do prefeito David Almeida (Avante) alegam que a bajulação do presidente da câmara ao prefeito anda passando dos limites, fragilizando a imagem do Poder Legislativo municipal diante da opinião pública. Em declaração recente a uma emissora de TV, David Reis se desmanchou em elogios ao prefeito: “o prefeito David não fala de sonhos, ele entrega realidades”, declarou.

Mudanças na Assembleia

O ex-prefeito de Manacapuru, Ângelus Figueira, que vai assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa na vaga da deputada Alessandra Campêlo (MDB), terá uma oportunidade para se reconstruir politicamente. Em 1998, quando era prefeito de Manacapuru, Ângelus garantiu a vitória de Amazonino ao governo, dando a ele, os votos necessários para tirar a diferença que Eduardo Braga, havia colocado em Manaus, Parintins e Itacoatiara. Em reconhecimento, Amazonino fez a festa da vitória com um comício em Manacapuru. Nas eleições do ano passado, Ângelus disputou e perdeu as eleições em Manacapuru.

Melhor desempenho do Polo Industrial de Manaus

A Superintendência da Zona Franca de Manaus anunciou que o Polo Industrial de Manaus fechou 2020 com resultado positivo, alcançando faturamento de R$ 119,68 bilhões, o que equivale a um crescimento de 14,26% em comparação ao mesmo período de 2019 (R$ 104,75 bilhões). Foi o melhor resultado de faturamento em reais do PIM nos últimos seis anos. Quando a conta passa para dólares, a queda do faturamento foi de 13,74% em função da forte desvalorização do real à frente da moeda norte-americana.

Produto com melhor desempenho

O produto com maior crescimento de produção no ano de 2020 foi o tablet PC, com pouco mais de um milhão de unidades fabricadas e 126,31% de crescimento.

Missão cumprida

O Tribunal de Justiça do Amazonas registrou recorde de produtividade do Núcleo de Assessoramento Jurídico Virtual, em 2020, batendo as metas fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça. O Núcleo presta apoio às 136 unidades da Justiça Estadual, em todo o Estado, e favoreceu que TJAM alcançasse em 100,43% a Meta 1 dos Juizados Especiais e 99,61% na Meta Geral do Tribunal.

Produtos da horta

Estão de volta hoje (16) a feiras de produtos regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) que acontecem no Manaus Plaza Shopping e Sumaúma Park Shopping. O horário de funcionamento é das 13h às 17h e não deve haver consumo de alimentos no local, assim como as demais regras biossanitárias.

Publicações relacionadas

Josué busca auxílio do FNDE para orientar SEDUC de como investir 62 milhões na educação

Redação

Quem vai ficar com a herança política de Josué Neto?

Redação

Operação da Polícia Federal contra tráfico de drogas cumpre mandados de prisão em Manaus

Redação