Amazonas Destaques Manaus

Projeto ‘Acolher’ amplia participação para aposentados e servidores ativos do município

O projeto “Acolher” – um grupo de apoio ao luto criado pelo setor Psicossocial da Manaus Previdência – retoma as atividades em 2022 em uma nova fase com a ampliação do público-alvo, que antes era voltado apenas para novos pensionistas. Agora, o projeto será estendido para servidores ativos e aposentados da Prefeitura de Manaus. A participação é gratuita e totalmente voluntária. As inscrições já estão abertas e os atendimentos virtuais começam no dia 22/3.

O Acolher oferece suporte psicológico aos viúvos, bem como orientações sobre formas de lidar com as questões das pensões, e também com o processo de luto.

Após este primeiro contato, o grupo de apoio se reúne para compartilhar vivências e emoções relativas ao luto e para o trabalho de psicoeducação que envolve a discussão de temáticas relativas à viuvez.  Há ainda um momento específico para tratar das orientações que envolvem temas burocráticos, como direitos e deveres dos segurados, recadastramento, documentação, declarações e uso do Portal do Segurado.

Os encontros serão realizados toda terça-feira, 2 horas por dia, por meio da plataforma on-line Google Meet. Por isso, é indispensável que o participante tenha acesso à internet e a computador, tablet ou celular.

O projeto é coordenado pela psicóloga e servidora municipal Stéfani Dias, que possui formação em Aconselhamento ao Luto pelo Instituto de Psicologia Luspe.

Nesta nova fase, o projeto Acolher terá encontros semanais contínuos, com pausas apenas nos feriados nacionais e municipais. É importante ressaltar que a adesão é opcional, sendo assim cada participante decide o quanto deve permanecer com o grupo.

Reconhecimento

O Acolher teve início em abril de 2021, devido ao aumento de óbitos em consequência da pandemia da Covid-19, que impactou significativamente os segurados do Município.

Em novembro de 2021, o projeto foi premiado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), levando o prêmio de 2º lugar geral entre os “Melhores Projetos” do ano e o 1º lugar na “Categoria Segurados”.

Os aposentados, pensionistas e servidores ativos do município interessados em participar podem entrar em contato com o setor Psicossocial da Manaus Previdência, por meio do telefone (92) 3186-8027, como também pelo e-mail [email protected].

— — —

Texto – Dara Oliveira /Manaus Previdência

Foto – Divulgação /Manaus Previdência

Publicações relacionadas

Prefeitura de Manaus intensifica educação em saúde para sensibilizar sobre prevenção da hipertensão arterial

Redação

Quem são os conselheiros cotados para sentar na cadeira da presidência do TCE

Redação

Confira quando serão retomados os voos internacionais de Manaus da Gol, Copa e American Airlines

Redação

Deixe um comentário