Amazonas Destaques Manaus

Programa exibiu dificuldades do combate à pandemia em Manaus

Manaus virou assunto principal nos noticiários nacionais sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19), dessa vez no programa Conexão Repórter, do jornalista Roberto Cabrini, veiculado no SBT.

Na noite desta segunda-feira (27), Roberto mostrou a atual situação sobre o colapso causado pela pandemia no Amazonas. As imagens registraram correria no Hospital 28 de Agosto para salvarem os pacientes diagnosticados com a doença.

Os profissionais de saúde atuantes no combate ao covid-19 relataram cansaço, mas não desistem de lutar pela vida dos pacientes. “Sempre que saio daqui fico pensando nas pessoas que estão internadas, às vezes é difícil dormir direito”, relatou um médico ao jornalista.

Um cenário sombrio e assustador roubou a cena durante o Conexão Repórter. Cabrini mostrou as vítimas do covid-19 armazenadas nos contêineres frigoríficos nas unidades hospitalares. “Uma imagem que vale a reflexão”, contou Cabrini.

Roberto Cabrini precisou usar roupas específicas para entrar nos leitos clínicos e no Centro de Terapia Intensiva (UTI) do 28 de Agosto. “Isso é uma medida visando não transmitir o vírus para outros pacientes do hospital”, revela.

O jornalista também mostrou a realidade nos cemitérios de Manaus, mais precisamente o Parque Tarumã, situado na Zona Oeste da capital. Cabrini mostrou trincheiras com sepultamentos coletivos diante de um cenário de choro, lamentações e incertezas.

Mesmo com cenário caótico, o programa mostrou a superação de um paciente curado do covid-19. “Eu achava que não ia sobreviver, vivi dias difíceis”, contou o paciente.

Cabrini também mostrou a insistência de grande parte da população manauara em formar aglomerações, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é letal para a circulação do vírus. Um feirante assumiu na frente do jornalista que não vai usar a máscara. “Eu não acredito na doença, não vou usar”, disse.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Amazonas soma 3.928 casos confirmados por covid-19, sendo 2.738 em Manaus e 1.190 no interior, e também registra 320 mortes pela doença.

O município de Manacapuru lidera o ranking de casos e óbitos por covid-19 no interior, sendo 278 casos e 19 mortes.

Publicações relacionadas

Presidente Mario de Mello recebe medalha Ruy Araújo da Aleam

Redação

Em carta, Carlos Almeida pede a Wilson sua exoneração da Casa Civil

Redação

Após consulta do MP Eleitoral, TRE se posiciona sobre atos de campanha durante a pandemia

Redação

Deixe uma resposta