Amazonas Destaques Manaus

Programa exibiu dificuldades do combate à pandemia em Manaus

Manaus virou assunto principal nos noticiários nacionais sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19), dessa vez no programa Conexão Repórter, do jornalista Roberto Cabrini, veiculado no SBT.

Na noite desta segunda-feira (27), Roberto mostrou a atual situação sobre o colapso causado pela pandemia no Amazonas. As imagens registraram correria no Hospital 28 de Agosto para salvarem os pacientes diagnosticados com a doença.

Os profissionais de saúde atuantes no combate ao covid-19 relataram cansaço, mas não desistem de lutar pela vida dos pacientes. “Sempre que saio daqui fico pensando nas pessoas que estão internadas, às vezes é difícil dormir direito”, relatou um médico ao jornalista.

Um cenário sombrio e assustador roubou a cena durante o Conexão Repórter. Cabrini mostrou as vítimas do covid-19 armazenadas nos contêineres frigoríficos nas unidades hospitalares. “Uma imagem que vale a reflexão”, contou Cabrini.

Roberto Cabrini precisou usar roupas específicas para entrar nos leitos clínicos e no Centro de Terapia Intensiva (UTI) do 28 de Agosto. “Isso é uma medida visando não transmitir o vírus para outros pacientes do hospital”, revela.

O jornalista também mostrou a realidade nos cemitérios de Manaus, mais precisamente o Parque Tarumã, situado na Zona Oeste da capital. Cabrini mostrou trincheiras com sepultamentos coletivos diante de um cenário de choro, lamentações e incertezas.

Mesmo com cenário caótico, o programa mostrou a superação de um paciente curado do covid-19. “Eu achava que não ia sobreviver, vivi dias difíceis”, contou o paciente.

Cabrini também mostrou a insistência de grande parte da população manauara em formar aglomerações, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é letal para a circulação do vírus. Um feirante assumiu na frente do jornalista que não vai usar a máscara. “Eu não acredito na doença, não vou usar”, disse.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Amazonas soma 3.928 casos confirmados por covid-19, sendo 2.738 em Manaus e 1.190 no interior, e também registra 320 mortes pela doença.

O município de Manacapuru lidera o ranking de casos e óbitos por covid-19 no interior, sendo 278 casos e 19 mortes.

Publicações relacionadas

Prefeito decreta luto oficial pela morte do ex-vereador de Manaus Américo Loureiro

Redação

Reforma do Centro de Zoonoses será entregue no primeiro semestre de 2020

Redação

Marcelo Serafim diz que Estado atrasa pagamento dos enfermeiros

Redação

Deixe uma resposta