Amazonas Destaques Manaus

Prefeitura lança projeto-piloto em 35 escolas da rede municipal de ensino

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, na tarde desta quarta-feira, 27/4, o projeto-piloto “Vida e educação financeira: tecendo sonhos e caminhos para o ensino fundamental anos finais”. A ação, que atende ao Plano de Governo Municipal e pretende beneficiar 7.108 estudantes, será desenvolvida inicialmente em cinco escolas de cada uma das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), totalizando 35 unidades atendidas. O lançamento ocorreu pelo canal da Semed no YouTube.

O principal objetivo do projeto é reconhecer a importância da educação financeira para o desenvolvimento do projeto de vida dos docentes e estudantes dos anos finais nas unidades de ensino da Semed.

Conforme o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Evaldo Pereira, o projeto também está alinhado ao currículo escolar municipal de Manaus.

“O intuito é sensibilizar a nossa comunidade escolar sobre a importância de trabalhar essa questão financeira dentro da família, de despertar o interesse da organização financeira dentro do núcleo familiar, mas acima de tudo, de trabalhar a questão dos princípios, valores, da ética e da moral. E vale destacar que o projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as matérias de ensino religioso, matemática, língua portuguesa, geografia, enfim, com todos os componentes curriculares dos anos finais do ensino fundamental”, explicou.

A ação também está atrelada à meta 95 do Plano de Governo Municipal de Manaus que busca estimular a educação financeira desde a educação infantil, como estratégia fundamental do desenvolvimento econômico, do empreendedorismo, da geração de renda e da empregabilidade.

A expectativa é a de que em 2023 mais 35 unidades sejam atendidas pela ação e a mesma quantidade em 2024, somando o total de 105 escolas.

Atividades

O projeto irá começar no próximo mês com oficinas para as escolas participantes, direcionadas aos professores e coordenadores do projeto nas escolas, para poder trabalhar com o estudante na prática. 

De acordo com a coordenadora do projeto-piloto, Solange Oliveira, a ação também tem a finalidade de propor aos alunos da rede municipal de ensino uma reflexão sobre a vida, sonhos e novas possibilidades de alunos que estão na saída do ensino fundamental.

“Nesse primeiro momento será trabalhado a cartilha do primeiro módulo do projeto ‘vida e educação financeira: tecendo sonhos e caminhos para o ensino fundamental anos finais’, onde é trabalhada a questão do autoconhecimento, dos valores, um pouco da história do dinheiro para o aluno começar a identificar, a perceber seus sonhos e suas perspectivas na saída do ensino fundamental. O projeto é voltado ao 8º e 9º ano do ensino fundamental, ou seja, para alunos que estão saindo do ensino fundamental e indo para o ensino médio”, explicou.

Após o trabalho realizado nas escolas, em meados dos meses de novembro e dezembro, será criado um e-Book com os projetos de vida dos estudantes, que serão expostos durante a execução da ação ao longo de 2022. Será realizada uma cerimônia onde serão premiadas todas as escolas participantes da ação.

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Publicações relacionadas

Detentas do Amazonas trabalham na confecção de 250 mil máscaras de proteção ao coronavírus

Redação

Promotora de Justiça Vânia Maria Marques Marinho é nomeada desembargadora do TJAM

Redação

Número de vacinados contra covid-19 no Brasil chega a 7,6 milhões e Amazonas lidera

Redação

Deixe um comentário