Amazonas Destaques Manaus

Prefeitura instala contêineres para abrigar vendedores de passagens fluviais na avenida Lourenço Braga

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), instalou contêineres que vão abrigar vendedores de passagens fluviais na orla da avenida Lourenço Braga, Centro. O mobiliário vai abrigar 25 trabalhadores, que até então atendiam seus clientes na beira da calçada, expostos ao sol, à chuva e à insegurança. Os contêineres estão instalados em frente à balsa amarela, no porto da Manaus Moderna, e além da proteção e segurança, os vendedores e clientes ganham também mais dignidade.

“Por determinação do prefeito David Almeida e do secretário da Semacc, Renato Júnior, instalamos dois contêineres que trarão mais dignidade aos trabalhadores que atuam com vendas de passagens de barcos e que vendiam na orla da Manaus Moderna com muita dificuldade, sofrendo com o sol, sofrendo com a chuva e hoje estamos trazendo mais dignidade a essas pessoas”, destacou o diretor de Mercados e Feiras da Semacc, Luciano Santos.

Elaine Campos, que vende passagens na orla há mais de 17 anos, agradeceu as melhorias que estão sendo implementadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semacc. 

“Graças a Deus o prefeito proporcionou um lugar mais digno, com mais segurança, não só para nós, mas também para os nossos clientes e amigos que vêm comprar passagens conosco, todos que estão vindo estão dando graças a Deus pela melhoria”, ressaltou a vendedora.

Já Policarpo Fernandes, que viaja constantemente ao município de Parintins e costumava comprar suas passagens direto nas bancas que ficavam na calçada da orla da Manaus Moderna, ressaltou que além do conforto proporcionado aos vendedores, todos vão desfrutar de maior segurança.

“Agora eles estão mais seguros. Antigamente não, ali a gente ficava inseguro, né? De repente poderia ocorrer um assalto, quando a gente puxava o dinheiro da carteira e aqui não, a gente tá em segurança”, destacou.

Conforme o presidente da Associação dos Agentes de Passagens dos Transportes Aquaviários do Estado do Amazonas (Ageptraam), Altair Ribeiro, foram muitos anos de sofrimento e sacrifício. De acordo com ele, quando ocorria uma chuva, todos tinham que correr com sombreiros, banners, dinheiro e talões de passagens, para se proteger. Ele agradeceu ao prefeito David Almeida, pela instalação dos contêineres.

“Graças a Deus, o prefeito David Almeida, olhando pela classe trabalhadora, nos atendeu com esses dois contêineres climatizados, para permanecermos na nossa atividade de venda de passagem, agora trabalhando com mais dignidade e segurança”, Ribeiro.

Ação

Em novembro do ano passado, a Semacc deflagrou na Manaus Moderna a operação “Orla Mais Segura”, que promoveu o ordenamento e a requalificação do espaço. As ações da operação foram realizadas em parceria com as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Guarda Municipal.

Além da retirada de aproximadamente 800 ambulantes e estruturas irregulares do local, luminárias a LED foram instaladas para dar mais segurança a quem trafega pela área à noite, toda a calçada da orla foi reformada e o guarda-corpo substituído. Um trecho da avenida Lourenço Braga foi alargado em aproximadamente 4 metros, promovendo maior fluidez no trânsito, nas proximidades da feira da Banana.

O local também recebeu lavagem e remoção de lixo e entulhos, além de paisagismo em vários pontos. Uma nova escada de acesso à orla também está sendo finalizada.

— — —

Texto – Dalva Andrade / Semacc

Fotos – Rayner Souza / Semacc

Publicações relacionadas

Itinerários de linhas de ônibus serão alterados a partir de segunda-feira em Manaus

Redação

Aprovada indenização para a área da saúde

Redação

Família Barbalho: Jornal do Pará chama novo ministro da justiça de “Terrivelmente Evangélico”, uma ofensa grave aos evangélicos de todo Brasil

Redação

Deixe um comentário