Manaus

Prefeitura encerra campanha do ‘Maio Amarelo’ com oferta de serviços

MANAUS – Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população sobre a importância de prevenir os acidentes de trânsito, a Prefeitura de Manaus participa nesta quarta-feira, 24/5, a partir das 17h, do encerramento da campanha Maio Amarelo, na Ponta Negra, zona Oeste.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM) e representantes do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito desenvolverão ações de orientação ao público sobre a importância das medidas de prevenção.

Segundo o titular da Semsa, Djalma Coêlho, a proposta é fortalecer a sensibilização dos condutores e pedestres destacando, além do respeito às leis de trânsito, a valorização da vida de cada cidadão para diminuir os índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais ou lesionadas.

As atividades se concentrarão no estacionamento recuado da Praia da Ponta Negra, via que às quartas-feiras tem faixa liberada ao público pedestre.

De acordo com a programação oficial do evento, as instituições parceiras (públicas e privadas) ofertarão serviços e realizarão ações de educação em saúde. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizarão simulações de acidente, resgate. Já o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) fará atividades lúdicas para as crianças e apresentação de show artístico.

Aproveitando a grande concentração de pessoas, a Semsa vai ofertar as vacinas contra Covid-19, influenza e tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). As Práticas Integrativas Complementares (PICs) também integrarão a programação.

Mobilização

O “Maio Amarelo” é a campanha símbolo para sensibilização e mobilização da população sobre a importância da segurança viária com o objetivo de modificar o quadro atual, no qual os acidentes de trânsito respondem pelas mortes de mais de 3,5 mil pessoas todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis.

Acidentes de trânsito são apontados como a principal causa de morte de crianças e jovens com idades entre 5 a 29 anos em todo o mundo.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

Em Manaus, o Projeto Vida no Trânsito, alinhado ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), vem trabalhando intrasetorialmente e intersetorialmente para contribuir para o alcance da meta proposta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU.

O evento também contará com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-Am) e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Publicações relacionadas

Hemoam instala sistema para buscar serviços externos para pacientes com câncer ou doenças de sangue

Redação

Criança de 8 anos é estuprada por ‘amigo da família’ em Manaus

Redação

Manacapuru está recebendo pacientes de outros municípios com Covid-19

Redação

Deixe um comentário