Amazonas Destaques Manaus

Prefeitura de Manaus vence três prêmios nacionais por boas práticas na gestão previdenciária

A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, foi destaque no 12º Prêmio da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), considerado o “Oscar da Previdência”, que reconhece as boas práticas de gestão previdenciária. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 25/10.

A autarquia garantiu o primeiro lugar na categoria Governança, entre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos Estados e municípios, por sua referência em qualidade de gestão. Também é finalista de outras duas categorias.

Na categoria “Segurados”, a Manaus Previdência está classificada em primeiro lugar pelo projeto “Acolher”, desenvolvido durante a pandemia pelo Setor Psicossocial do órgão, para oferecer suporte psicológico a novos pensionistas que tiverem deferido o benefício de pensão por morte. A autoria do projeto é da servidora e psicóloga Stéfani Inácio. A disputa será com um projeto social desenvolvido pelo MTPrev (Instituto de Previdência de Mato Grosso).

Na categoria “Transformação Digital”, a Manaus Previdência ficou em segundo lugar, por ter desenvolvido o Sistema de Agendamento Eletrônico (Sagem), que permitirá aos segurados e beneficiários agendar de forma eletrônica seu atendimento no órgão. O programa, desenvolvido pelo servidor Heron Moura, está em fase de testes e em breve será disponibilizado a todos os usuários. A Manaus Previdência concorre com o projeto RPPS Digital, da Rio Preto Prev, município de São José do Rio Preto (SP).

Apresentação

As apresentações dos projetos vão ocorrer no dia 22 de novembro, no Armação Resort Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca (PE), e terá a presença de várias autoridades e gestores de RPPS. Entre eles, a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, e o prefeito David Almeida.

O corpo técnico terá um tempo para fazer a defesa dos projetos da categoria de “Segurados” e, após isso, os vencedores serão decididos pela plateia do Prêmio Aneprem.

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, celebrou a conquista como uma evolução do trabalho desenvolvido pela autarquia.

“Os objetivos dos prêmios são estimular, reconhecer e premiar as unidades gestores de regimes próprios, bem como os representantes legais das unidades federativas, que mais desenvolveram boas práticas de gestão, por meio de ações baseadas na transparência, equidade, ética, gestão corporativa e social, além de responsabilidade”, reforçou.

A Aneprem promove essa premiação anualmente, para reconhecer os destaques do trabalho desenvolvido pelos institutos de Previdência dos Estados e municípios brasileiros, que hoje são 2.150.

Outras conquistas

A Manaus Previdência ganhou o 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos (Categoria 3: Acima de 5.000 ativos); e o 1º lugar no  Prêmio Destaque de Responsabilidade Previdenciária (Grupo 2 – Categoria 2: De 30.000 a 10.001). O resultado foi divulgado no último dia 13.

O Prêmio Abipem será entregue no dia 11 de novembro, em um evento nacional em Goiânia (GO), quando a instituição será representada pelo prefeito David Almeida, a diretora-presidente Daniela Benayon, e o superintendente de investimentos da Manaus Previdência, Flávio Rodrigues.

A autarquia também foi destaque nacional em qualidade de serviços previdenciários, ao receber no dia 20 de setembro “classificação A” em Gestão e Transparência pelo Indicador de Situação Previdenciária (ISP) de 2021, da Secretaria de Previdência (SPREV), do governo federal. O indicador anual avalia o desempenho de 2.152 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) que gerem as previdências estaduais e municipais de todo o país.

O sistema previdenciário da Prefeitura de Manaus conseguiu, no dia 15 de outubro, a manutenção do nível 4 da Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS). A auditoria, realizada pela ICQ Brasil, empresa de auditoria independente credenciada pela Secretaria de Previdência, analisa o cumprimento das 24 ações do programa, de forma bastante criteriosa.

— — —

Texto – Cinthia Guimarães / Manaus Previdência

Foto – Dara Oliveira / Manaus Previdência

Publicações relacionadas

Manauara Shopping funciona com sistema de drive-thru e delivery

Redação

Crítico de Bolsonaro, o governador tarado de Nova York, preferido do Jornal OGlobo, renúncia após abusar de 11 mulheres

Redação

Prefeito eleito, David Almeida, é diplomado e garante uma gestão diferenciada

Redação