Manaus

Prefeitura de Manaus tem três projetos da educação aprovados em editais da Fapeam

A Prefeitura de Manaus teve três projetos voltados à educação selecionados em dois editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O resultado foi divulgado esta semana. Os projetos, executados por professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram contemplados por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C,T&I) e do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas  (Parev).

As propostas aprovadas foram “1º Simpósio Escrita Viva na escola – Experiências em formação continuada na Rede Municipal de Manaus”, “IV Exposição de Robótica, Ciências, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati)” e a “8ª Socialização de Práticas Formativas da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM)”.

De acordo com a chefe da DDPM, Maria Inez de Alcântara, ter projetos contemplados por esses editais comprova que além de professores, os profissionais da Semed também estão sendo reconhecidos como pesquisadores.

“Tudo que nós fazemos aqui é em prol de uma educação de excelência, como diz o nosso prefeito David Almeida, e em prol também do processo de ensino-aprendizagem.  A importância desses editais é a mesma dada à ciência. Aqui na DDPM nós trabalhamos a extensão, e divulgar o nosso trabalho é um desafio muito grande, então os editais da Fapeam nos dão essa possibilidade”, completou Maria Inez.

Socialização

Essa é a primeira vez que a Semed tem projetos selecionados pela Fapeam, no entanto, não é a primeira vez que inscreve materiais. Em 2022 ocorre a 8ª edição da Socialização de Práticas Formativas. Anteriormente, essa ação já havia sido inscrita três vezes sem sucesso.

A titular da Gerência de Formação Continuada (GFC), Sônia Cláudia da Rocha Fonseca, explica que o objetivo da socialização é a finalização do processo formativo do ano. Os professores participam do processo ao longo de todo o ano e ao final eles socializam aquilo que conseguiram dentro do processo de reflexão e prática.

“Nesse ano, com esse apoio da Fapeam, a gente tem a possibilidade de ficar mais na parte da coordenação do evento que possibilita a gente pensar, ter mais tranquilidade para pensar e ainda fazer um evento ainda maior, no sentido de o que a gente pode realizar quando tira os formadores do trabalho mais operacionais à medida que a gente tem recurso para contratar serviços”, ressaltou Sônia.

Expocreati

Outro projeto contemplado foi o Expocreati. Essa exposição reúne alguns eventos da Semed: Concurso de Letramento em Programação e Robótica e a Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental. O formador da DDPM, Rafael Medeiros, acredita que com a aprovação neste edital, eles podem fazer a melhor Expocreati de todos os tempos.

“Vamos ter um recurso que poderemos utilizar na organização, na criação de espaços, na ornamentação e na organização do evento como um todo. A finalidade desses editais é justamente essa, de popularizar ciência, tecnologia e inovação. No nosso caso especificamente esses temas na educação básica”, acrescentou Rafael.

Simpósio

O “Simpósio Escrita Viva na escola – Experiências em formação continuada na Rede Municipal de Manaus” terá sua primeira edição oficial em 2022 e já conseguiu ser selecionado. Anteriormente ele funcionava como um projeto do programa de tutoria educacional, que é uma das frentes formativas da DDPM, e começou no período da pandemia da Covid-19.

De acordo com a coordenadora do projeto, a formadora Débora Regina de Oliveira, o alvo são os professores em estágio probatório, que são novos na rede municipal de ensino, e são incentivados a escreverem sobre sua prática.

“Ano passado já tivemos um primeiro livro que foi publicado como e-book, mas ainda não tinha esse nome. O Escrita Viva veio como uma forma de consolidar esse projeto dentro da tutoria, de incentivar os professores a escreverem sobre a sua prática. Então, a partir disso a gente já tem um livro, esse agora que nós vamos fazer vai ser o segundo que nós vamos produzir em companheirismo”, finalizou Débora.

Publicações relacionadas

Dupla suspeita de compra de votos é conduzida à Polícia Federal

Redação

Pai raspa o cabelo em solidariedade à filha com câncer em Manaus

Redação

Prefeitura interdita a praia Ponta Negra por tempo indeterminado

Redação

Deixe um comentário