Amazonas Destaques Manaus

 Prefeitura de Manaus realiza a 3ª ação do Manaus+Agro e entrega mais de 10 toneladas de ração a produtores rurais

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou a 3ª ação do programa Manaus+Agro, nesta sexta-feira, 27/5, que beneficiou 50 produtores rurais previamente cadastrados, das comunidades rurais de Uberê, Água Branca, Brasileirinho e entorno, do Polo 1 da Agricultura Familiar, zona Leste. 

O Manaus+Agro é um pacote de ações destinado ao setor primário, com o objetivo de dar mais celeridade aos serviços de assistência aos produtores rurais do município.

De acordo com o secretário da Semacc, Wanderson Costa, a distribuição da ração atende ao Plano de Governo do prefeito David Almeida, que promove uma gestão mais eficiente, levando a instituição até a zona rural do município. Segundo ele, a parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado se converte em benefícios, em especial, para os produtores rurais, que na atual gestão ganham lugar de destaque.

“Quando dois homens como o prefeito David Almeida e o governador Wilson Lima se unem para trazer benefícios essenciais à população de Manaus, vocês encontram, em ações como essa, esses benefícios. Um processo importante que estamos avançando, é o programa de regionalização da merenda escolar de Manaus, o Premem, já aprovado na Câmara Municipal e que agora estamos em tratativas com a secretária Dulce Almeida, da Semed, para que a Semacc consiga operacionalizar o programa e fazer com que ele chegue ao produtor rural, de forma que se legalize e possa receber os benefícios do Premem. Nossas equipes estão preparadas, nós vamos fazer visitas técnicas a todos vocês, levando orientação para que consigam se organizar e receber todos os benefícios do Manaus+Agro e do Plano Safra Manaus”, enfatizou Wanderson Costa, durante seu anúncio no evento.

A terceira ação do Manaus+Agro foi realizada em parceria com o governo do Estado, que promoveu atividades do programa Peixe no Prato Solidário, por meio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Também houve a distribuição de 33 mil alevinos pelo sistema Sepror; doação de kits de sementes pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam); entrega de carteirinhas de produtor rural e Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de serviços de orientação técnica aos produtores presentes.

Para Maria Rosliândia Mendes, representante do Polo 1 da Agricultura Familiar, essa é uma ação inédita que está acontecendo na zona rural de Manaus, promovendo inúmeros benefícios para o homem do campo.

“Está ocorrendo uma nova mudança nas nossas políticas públicas e por meio da união dos órgãos que estão aqui, trazendo tantos benefícios, estamos felizes pelas equipes, felizes pela programação, porque os produtores rurais passam a ser vistos de uma forma ampla e amparados. Portanto, eu saúdo a todos, neste dia maravilhoso, por essa renovação que está acontecendo”, destacou a líder comunitária.

Silvia Rodrigues, presidente da Associação Comunitária do Ramal do Brasileirinho e moradora da comunidade há 30 anos, também destacou a importância da ação, que pela primeira vez chega aos produtores rurais das comunidades Brasileirinho, Uberê e Águas Brancas.

“A gente precisava desse incentivo, porque temos bastante produtores rurais e eu quero parabenizar a todos porque em 30 anos, nunca havia chegado uma ação assim. Hoje nossos produtores vão receber insumos, ração, e nós agradecemos ao prefeito David Almeida e ao secretário da Semacc, Wanderson Costa, porque o produtor luta para se manter, devido o alto preço da ração e hoje estamos aqui recebendo o produto de graça, e isso é maravilhoso”, finalizou a presidente da associação.

Desde a primeira ação do programa Manaus+Agro, realizada em março, além de serviços de assistência técnica e da realização de cursos de qualificação para produtores rurais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semacc, já entregou mais de 75 toneladas de ração para aves e peixes, beneficiando 450 avicultores e piscicultores da agricultura familiar, na zona rural do município.

A aquisição do produto é fruto de emendas parlamentares dos vereadores Joelson Silva, Marcelo Corrêa, Samuel Costa e dos ex-vereadores Amauri Colares, Elias Emanuel, Fred Mota e Mauro Teixeira.

Publicações relacionadas

Polícia Federal Investiga corrupção de servidores públicos em municípios tocantinenses

Redação

150 novos ônibus estão em fase final de produção para chegar em Manaus

Redação

Prefeitura de Manaus abre inscrições para 4ª turma do ‘Formação de Startups’

Redação

Deixe um comentário