Amazonas Manaus

Prefeitura de Manaus promove ações de saúde e bem-estar para reforçar a importância da participação social do idoso

Com o objetivo de fortalecer a participação social da pessoa idosa e diminuir a exposição à violência realizada contra esse público, a Prefeitura de Manaus desenvolve, nesta terça-feira, 14/6, às 8h, uma ação especial com 40 idosos no complexo Ponta Negra, zona Oeste. A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz parte da programação do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, nesta quarta-feira, 15/6.

Os idosos, que fazem parte do Grupo Com Vida Ativa, realizarão dança circular e participarão de atividade educativa de prevenção sobre os tipos de violência (psicológica, financeira, negligência, sexual, física e autonegligência) e sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde.

A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso, Eliny Rocha, destaca que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Semsa estão intensificando as ações de educação em saúde como forma de sensibilizar a população sobre a violência contra o idoso, uma abordagem que se faz necessária tendo em vista o crescente número de idosos no Brasil.

“A população idosa está crescendo, sendo importante enfatizar que a participação ativa do idoso na sociedade é fundamental para evitar a exposição à violência. Um idoso ativo, autônomo e independente torna-se protagonista de sua própria história”, afirma Eliny.

As ações desenvolvidas no complexo Ponta Negra serão coordenadas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da UBS Ivone Lima, localizada no bairro Coroado, na zona Leste de Manaus. A profissional de Educação Física, Silvia Borges, uma das coordenadoras do Grupo Com Vida Ativa, assinala que a opção de realizar a dança circular levou em consideração o forte valor simbólico e os sentimentos que essa dança coletiva desperta nos participantes.

É uma coreografia que promove a integração, fortalece os vínculos e o sentimento de pertencimento. “Escolhemos a dança circular porque ela reforça a união, a força que vem do grupo e essas são as mensagens que queremos transmitir: que o idoso precisa ser respeitado, acolhido e valorizado pela sociedade”.

Além dessas ações, a Semsa Manaus estará realizando atividades de orientação em sala de espera de suas unidades de saúde até a próxima quarta-feira, 15/6.

Publicações relacionadas

Ablação por radiofrequência é opção eficaz e segura no tratamento de tumores

Redação

Pedido de intervenção na saúde do AM será encaminhado ao presidente da República

Redação

Ações de Arthur Neto no Supremo contra redução do IPI ganham reforço do PROS

Redação

Deixe um comentário