Destaques Manaus Política

Prefeitura de Manaus participa do I Simpósio de Ciências da Religião e Ensino Religioso do Amazonas

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou, nesta quarta-feira, 18/5, do I Simpósio de Ciências da Religião e Ensino Religioso do Amazonas, com o tema “Liberdade Religiosa: Reflexões e Desafios do Novo Tempo”, voltado aos educadores que atuam na área do Ensino Religioso e das Ciências da Religião na rede municipal de ensino.  O evento, feito de forma remota, envolveu mais de 300 pessoas e foi transmitido no Canal do YouTube da Semed.

O evento foi realizado em parceria com a Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas (FBNCTSB), a Associação dos Cientistas da Religião e dos Professores de Ensino Religioso do Amazonas (Acreperam), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Editora Vozes.

“Esta iniciativa é de grande valia para o fortalecimento e aprimoramento da aprendizagem e experiências no que tange ao sagrado, pois é uma temática que faz parte da vida cotidiano da sociedade e não deve ser negligenciada e sim valorizada e disseminada com respeito, apreço e acolhimento”, destacou a professora-mestra e assessora do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Soraya Neves, que na oportunidade estava representando a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida.

O evento tem um marco simbólico e passará a ocorrer todos os anos no mês de maio, por ocasião da Semana da Liberdade Religiosa instituída pela Lei nº 2146, de 2016, e também representa a parceria entre as instituições envolvidas que nos últimos anos têm lidado com os desafios da área de Ciências da Religião na educação básica/ensino superior e com a formação do professor de Ensino Religioso em todo o Estado, como explicou a assessora da Divisão de Ensino Fundamental e responsável pelo componente Ensino Religioso da Semed, Maria Solange Oliveira.

“O evento atende a um momento de estudo do fenômeno religioso em um estado laico, a partir de pressupostos científicos, religiosos, que perpassam a vida em âmbito pessoal, local e mundial”, comentou Solange. 

O convidado palestrante foi o professor Volney Berkenbrock, que escreveu o livro Mundo Religioso, utilizado como pesquisa na elaboração dos Cadernos Pedagógicos de Ensino Religioso dos Anos Finais da Semed.

Além do convidado, ainda houve relatos de experiências de professores que atuam na área do Ensino Religioso. Um dos educadores que teve essa oportunidade foi o professor de Ensino Religioso, Giordano Costa, que está na Semed desde 2016 e que hoje leciona na escola municipal Solange Nascimento, no Km 15, da BR-174.

Na oportunidade, Giordano, que trabalha com mais de 300 alunos do ensino fundamental, enfatizou como é possível ensinar a disciplina de Ensino Religioso de uma forma criativa, lúdica e que chama a atenção dos seus alunos. Ele não deixa de usar livros e cadernos na aula, mas para tornar o momento mais produtivo explica o conteúdo dado e depois utiliza jogos como forma de fixação dos conhecimentos trabalhados. 

De acordo com o educador, além do simpósio enriquecer a sua prática pedagógica, possibilitou uma proximidade maior com o autor do livro que usa para preparar as suas aulas, ou seja, o palestrante.

“O simpósio está sendo uma experiência bastante significativa. Estou tendo a oportunidade de ampliar meu conhecimento, ouvindo um dos autores que leio para preparar minhas aulas. Refletir sobre a liberdade religiosa é um tema bastante atual e pertinente, principalmente nesse momento de intolerâncias em nosso país e em nossa cidade. Com todo esse conhecimento adquirido nesse simpósio, posso levar para os nossos estudantes a perspectiva da diversidade religiosa”, frisou. 

Publicações relacionadas

Passageiros que desembarcam em Manaus passam a ser monitorados por app durante quarentena

Redação

Detran-AM libera consulta de datas de exames que estavam suspensos

Redação

FESTA JUNINA

Redação

Deixe um comentário