Amazonas Destaques Manaus

Prefeitura de Manaus lança documentário ‘Manaus Circense’, em comemoração ao Dia do Circo

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), lança, neste domingo, 27/3, às 19h, no canal do YouTube do órgão cultural, em parceria com o produtor cultural Wagner Moreira, e em comemoração ao Dia do Circo, celebrado no dia 27 de março em todo o país, o documentário “Manaus Circense”. 

O Dia do Circo é uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais do Brasil. A escolha da data faz referência ao nascimento do palhaço Piolin, que fez muito sucesso na década de 1920.

O documentário, gravado no Centro Cultural Barravento, em Manaus, retrata diversas linguagens e técnicas da arte circense e conta com a participação dos artistas Estefhani Rojas, Francine Marie, Klindson Cruz e Jean Palladino.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, explica que, em Manaus, o circo tem conquistado espaço no cenário cultural e a união dos artistas e representantes da arte circense tem fortalecido o segmento e permitido a conquista de políticas públicas para o setor.

“A Manauscult está trabalhando para evidenciar e difundir cada vez mais o trabalho dos artistas circenses em Manaus. Este produto retrata de forma especial a paixão do artista pela arte, do encontro da vocação com o circo e do trabalho dos profissionais circenses”, conta Oliveira.

O produtor cultural e idealizador do documentário, Wagner Moreira, disse que a arte circense está vivendo um novo momento e, certamente, há avanços quando os artistas se unem.

“Destacar a data em que se comemora o Dia do Circo, não é apenas enfatizar a importância da arte circense, mas também é reconhecer a grandeza dos artistas locais e reafirmar o compromisso com a classe. Conhecer a realidade deste segmento é um requisito essencial para a criação de políticas públicas, já que o setor sente esta movimentação e preocupação”, aponta.

— — —

Texto e fotos – Divulgação / Manauscult

Publicações relacionadas

Prefeito David Almeida autoriza realização do primeiro concurso público da Ageman

Redação

Câmara de Manaus ignora drama na saúde pública de Manaus

Redação

Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas começam a ser redefinidas

Redação

Deixe um comentário