Amazonas Destaques Manaus

Prefeitura de Manaus lança consulta pública digital para desburocratizar acesso aos editais de fomento

Prefeitura de Manaus lançou, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), uma consulta pública digital, nesta terça-feira, 19/4, com o objetivo de desburocratizar o acesso aos editais de fomento à cultura. A consulta é feita por meio de formulário simples, disponível em https://bit.ly/ConsultaEditaisManauscult, e as opiniões serão coletadas até as 23h59 do dia 9/5. Os interessados poderão participar opinando sobre o processo de inscrição, formato de edital e execução do projeto, por exemplo.

Com o objetivo de tornar mais acessível e transparente os editais de fomento à cultura, o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, destaca a importância dos artistas e produtores culturais ao responderem o formulário. “Essa consulta é informal, não será mantida em banco de dados, mas, é de extrema importância para aprimorar e nortear novos editais, garantindo efetiva participação e difusão cultural”, salienta.

Segundo ele, a Manauscult tem 36 projetos e ações por eixo de atuação previstos para 2022. “Ainda neste semestre, vamos lançar o Edital Thiago de Mello, que será balizado por meio dessa consulta. A determinação do prefeito David Almeida é ouvir os artistas e entender os pontos fortes e fracos dos editais passados e, ainda, o perfil e segmento artístico, além de formas de tornar mais acessível e que esses editais estejam cada vez mais perto da realidade da produção artística local. A ordem é democratizar!”, comenta.

Roteiro

O formulário traz perguntas sobre qual a maior dificuldade no momento de se inscrever em editais, formas de divulgação, o que seria indispensável num edital e quais os principais desafios enfrentados durante a execução dos projetos culturais. É possível, também, sugerir os critérios técnicos para avaliação, seleção e contrapartidas.

— — —

Texto – Emanuelle Baires/Manauscult

Fotos – Elton Viana/Semcom

Publicações relacionadas

Covid-19: Ministério Público orienta prefeitos do Amazonas a exigir cartão de vacina

Redação

Marido da Secretária Daniela Assayag recebe milhões do governo do Amazonas

Redação

Diário Oficial confirma nome de general no comando da Suframa

Redação

Deixe um comentário