Amazonas Destaques Manaus

Prefeitura de Manaus inaugura clínica e reforça atendimento a casos de Covid-19

Manaus – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou nesta segunda-feira (28) a Clínica da Família Professor Carlson Gracie, no bairro Nova Cidade, zona norte, com capacidade para realizar 17 mil atendimentos por mês, aproximadamente. A nova unidade já começa a funcionar nesta terça-feira (29), com atendimento preferencial a pessoas com sintomas da Covid-19.

“É uma Unidade Básica de Saúde do tipo 4, com tudo o que a saúde da família precisa e vai ajudar muito no combate à Covid-19 e em um momento em que a pandemia dá sinais de novo agravamento”, disse o prefeito Arthur Neto, que esteve acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, e do secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O prefeito demonstrou preocupação com o retorno forte dos casos de Covid-19 e sugeriu algumas medidas que precisam ser adotadas. “Meu conselho ao governador é que faça um, dois, três hospitais de campanha para desafogar e receber as pessoas. Que o governo estadual se entrose com o governo federal e com o prefeito eleito. Mas não cabem falsas soluções. Ele deve tomar atitudes que possam ser respeitadas pelas pessoas, para não virar um clima de insubordinação civil. Minha sugestão é essa, o máximo de hospitais de campanha que comporte. E ao futuro prefeito, posso afirmar que ele pode contar para valer com uma equipe preparada e que não nega fogo, que é a equipe de saúde de Manaus”, sugeriu Arthur Neto.

Inauguração da clínica contou com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Neto (Foto: Márcio James / Semcom)

O secretário de Saúde, Marcelo Magaldi, disse que Manaus cresceu, aproximadamente, 30% em cobertura de atenção básica durante a gestão do prefeito de Manaus, Arthur Neto, chegando bem perto de 70%, atualmente. “É mais uma clínica que está sendo inaugurada e é com muita satisfação que vamos concluindo a gestão com resultados muito positivos, quase 30% de crescimento da cobertura de atenção básica. Estamos enfrentando a pandemia de peito aberto”, reafirmou o secretário da Semsa.

A clínica da família foi construída em uma área de expansão territorial para levar atendimento em saúde a, pelo menos, 17 mil usuários de sua área de abrangência. A Prefeitura de Manaus entrega mais essa unidade, no momento em que a pandemia de Covid-19 mantém a tendência de crescimento, demandando o máximo da capacidade de acolhimento do sistema municipal de saúde.

Atendimento
A unidade Professor Carlson Gracie funcionará de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, com profissionais médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentre outros, com o compromisso de oferecer assistência de qualidade e assegurar a promoção à saúde da população usuária, para todos os ciclos de vida.

Reforçando a rede de Atenção Básica, a nova clínica da família será mais uma unidade preferencial para atendimento às síndromes gripais, totalizando 19 unidades de saúde com essa finalidade no município de Manaus, nas quais o usuário pode ser atendido por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio.

A clínica apresenta instalações modernas e acolhedoras, possibilitando a ampliação do acesso e resolutividade nos serviços da Atenção Básica preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma extensa carteira de serviços com consultas médicas, odontológicas, farmacêuticas e de enfermagem, procedimentos odontológicos, curativo, além de serviços de apoio e diagnósticos, que inclui coleta de exames laboratoriais. Contudo, a prioridade nesse momento, será o acolhimento dos usuários que apresentam sinais e sintomas compatíveis com síndrome gripal ou Covid-19.

A nova unidade já começa a funcionar nesta terça-feira, 29 (Foto: Márcio James / Semcom)

Homenagem
Carlson Gracie foi um mestre de jiu-jitsu brasileiro, primogênito do introdutor da arte marcial no Brasil, Carlos Gracie. Carlson iniciou sua carreira como lutador profissional aos dezesseis anos de idade, em um evento contra Waldemar Santana. Nasceu em 13 de agosto de 1932, no Rio de Janeiro, e morreu em 1º de fevereiro de 2006. Deixou uma grande história e legado e suas academias continuam formando campeões no esporte, sendo reconhecido, principalmente, por sua generosidade e seu grande coração.

“Ele era um motivador, uma pessoa que deu lições de resistência e eu aprendi as minhas com ele. Cansar nunca, desistir por cansaço, nunca. O que ele nos ensinou serve para a vida. Foi com ele que aprendi a ficar de pé em todos os momentos da minha vida”, mencionou o prefeito Arthur Neto.

O juiz Luís Carlos Valois, que teve Carlson como mestre, também destacou o reconhecimento. “Ele era uma pessoa, que no esporte sempre teve seus atletas como família e dar o nome de uma clínica pública, é uma homenagem muito justa. Ele era ligado a Manaus e tinha uma preocupação muito forte com o serviço público e com os primeiros-socorros. Tem tudo a ver com ele”, declarou.

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/saude/prefeitura-de-manaus-inaugura-clinica-e-reforca-atendimento-a-casos-de-covid-19/

Publicações relacionadas

Decisão liminar suspende atividades de CPI instalada no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado

Redação

Teste brasileiro para Covid-19 leva 10 min e custará R$ 130

Redação

Prefeitura de Coari reforça estoque da Central de Abastecimento Farmacêutico

Redação

Deixe uma resposta