Amazonas Destaques Manaus

Prefeitura de Manaus começa a ofertar inserção de DIU na USF Áugias Gadelha

Prefeitura de Manaus começou a ofertar o serviço de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), um dos métodos de contracepção, nesta segunda-feira, 25/4, na Unidade de Saúde da Família (USF) Áugias Gadelha, localizada na rua A, conjunto Ribeiro Júnior, bairro Cidade Nova, zona Norte. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) amplia para oito o número de unidades que realizam o procedimento.

A técnica do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa, Neide Negreiros, afirma que os atendimentos para inserção do DIU estão sendo fortalecidos, tendo em vista que o planejamento sexual e reprodutivo é uma estratégia que contribui bastante para a redução da mortalidade materna e infantil.

“A procura pelo serviço cresceu muito e a Semsa entendeu a importância de expandi-lo para que as pessoas tenham mais de uma opção no seu distrito de saúde, e possam realizar até mesmo dentro do seu bairro”, explica.

O diretor da USF Áugias Gadelha, Marcelo Pereira, informa que o agendamento no local é feito, presencialmente, de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h.

“Nesse primeiro dia, as mulheres interessadas conversaram com o enfermeiro para esclarecer algumas dúvidas em relação ao DIU, realizaram a avaliação médica e, depois de realizar exames físicos e ginecológicos, irão agendar o dia da inserção do aparelho”, conta.

Marcelo destaca que o DIU é uma das técnicas mais eficazes para evitar a gravidez, e se sobressai em relação aos métodos hormonais, como anticoncepcionais e pílulas. De acordo com ele, o dispositivo possui durabilidade de até 10 anos, não interfere na lactação e as usuárias têm retorno imediato à fertilidade após a retirada.

“Um dos benefícios é que o DIU não depende de uma disciplina da usuária em tomar a medicação diariamente, já que muitas delas têm uma rotina corrida e podem acabar esquecendo. Com a implantação do serviço aqui na unidade, estaremos ampliando esse tipo de atendimento na zona Norte, que até então só contava com a USF Armando Mendes como unidade de referência”, ressalta.

Em Manaus, as unidades da Semsa também oferecem outras opções de contracepção, como preservativos (masculinos e femininos) e anticoncepcional oral e injetável. A maternidade Moura Tapajós realiza, além desses, as cirurgias de laqueadura tubária, para as mulheres, e vasectomia, para os homens.

Unidades da Semsa que ofertam inserção de DIU:

Zona Norte 

– USF Armando Mendes (rua Aragarças, conjunto Manoa – Cidade Nova), com agendamento de 7h às 16h, de segunda a sexta

– USF Áugias Gadelha (rua A, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova), com agendamento de 7h às 11h, de segunda a sexta

Zona Leste 

– USF Dr. José Avelino Pereira (rua A, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova), com agendamento às 7h, segunda, terça e sexta-feira

Zona Sul 

– USF Megumo Kado (rua Inocêncio de Araújo, 51, Educandos), agendamento de 8h às 16h, de segunda a sexta

– USF José Rayol dos Santos (avenida Constantino Nery, Chapada), agendamento de 8h às 16h, de segunda a sexta

Zona Oeste 

– USF Deodato de Miranda Leão (avenida Presidente Dutra, Glória), com agendamento de 8h às 16h, de segunda a sexta

– USF Bairro da Paz (avenida Esperança, nº 51, bairro da Paz), agendamento de 8h às 16h, de segunda a sexta

– Ambulatório do Planrep da Maternidade Moura Tapajoz (avenida Brasil, nº 1.335, Compensa), com agendamento de 8h às 16h, de segunda a quinta.

— — — 

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa

Publicações relacionadas

Servidores são contra fechamentos de policlínica no Centro

Redação

Presidente Roberto Cidade anuncia membros da CPI da Amazonas Energia

Redação

Deputado Dermilson Chagas denuncia situação caótica no Hospital Platão Araújo

Redação

Deixe um comentário