Manaus

Prefeitura conquista nova certificação para gestão de recursos no mercado financeiro

A Prefeitura de Manaus, via Manaus Previdência, recebeu nova certificação na área previdenciária. Desta vez, o superintendente de Investimentos da Manaus Previdência, Flávio Rodrigues de Castro, conquistou este mês a certificação de gestor de recursos de RPPS no mercado financeiro, elevando a reputação da instituição entre os Regimes Próprios de Previdência do Brasil (RPPS).

A certificação de gestor de recursos, em nível avançado, foi emitida pelo Instituto Totum – instituição credenciada pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A prova com 80 questões de múltipla escolha mede conhecimentos na área de previdência, de atuária, gestão, finanças, economia e produtos de investimentos.

Em 2021, Flávio também conquistou a Certificação de Gestores Anbima (CGA), último nível em termos de certificação voltada para a gestão de investimentos. A prova foi composta de duas etapas para que o profissional fosse certificado.

Flávio é analista previdenciário de carreira da Manaus Previdência desde 2015 e possui importantes certificações de investimento em seu currículo que o credenciam como gestor na área.

Além da recente certificação, o superintendente de Investimentos da Manaus Previdência possui outras certificações profissionais, tais como: CPA-10, CPA-20, CEA e CGRPPS.

As certificações são requisitos da legislação previdenciária, para que a Manaus Previdência seja classificada como um investidor profissional, bem como um critério para a obtenção da certificação no Pró-Gestão RPPS Nível IV. “Isso possibilita que a Manaus Previdência tenha uma carteira de investimentos mais diversificada e com limites de alocação distintos dos RPPS que não possuem a classificação de investidor profissional”, explicou Flávio.

Atualmente, apenas a Manaus Previdência possui servidores certificados na CGA, dado o grau de dificuldade das provas, que requerem conhecimentos amplos em áreas como economia, contabilidade, direito, finanças e estatística. As certificações foram alcançadas pelos servidores Flávio Rodrigues de Castro e Fernando Krichanã, gestor de riscos da autarquia.

Investimentos

Atualmente, a Manaus Previdência possui quase R$ 1,23 bilhão em sua carteira de investimentos. Desse total, 49,12% do patrimônio estão investidos em renda fixa; 44,03% em renda variável e 6,85% em investimentos no exterior. Os investimentos em renda fixa estão divididos em títulos pré-fixados e indexados à inflação, fundos atrelados à taxa DI, FDIC, letras financeiras e fundos de crédito privado. Quanto à renda variável, os recursos estão distribuídos em fundos multimercados, fundo imobiliário, fundos de ações e fundos de investimentos em participações (FIP).

Publicações relacionadas

Vídeo mostra caminhão arrastando carro por rua em Manaus

Redação

Cisto renal pode causar dor nas costas e sangramento na urina

Redação

Justiça mantém suspensos os cortes de luz no Amazonas

Redação

Deixe um comentário