Amazonas Destaques Manaus

Prefeitura apoia evento gratuito que incentiva a cultura hip hop

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), apoiará a edição inédita em Manaus do evento de breaking da cultura hip hop carioca, o “Tropical Battle”, entre os dias 15 e 20/3. Desde 2016 o evento reúne BBoys e BGirls (participantes) de todo o país e do mundo inteiro na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  O “Tropical Battle” terá atividades on-line e presenciais, totalmente gratuitas. 

Com programação diversificada, nos dias 15, 16, 17 e 18/3 as ações acontecerão de forma on-line, nas redes sociais, Facebook e Instagram, do Tropical Battle (@tropicalbattle). Além disso, o grupo fará ações socioeducativas em escolas locais para promover o estilo de dança mais conhecido como Break Dance, e incentivar a participação de jovens e adolescentes. 

Já nos dias 19 e 20/3, a programação será presencial com a realização de workshops, círculo de batalha de dança (cyphers) e eliminatória regional, que consiste em batalhas de breaking, no formato de dupla (2×2), individual (1×1) e iniciante. O evento acontecerá no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, localizado na rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Os vencedores das batalhas 1×1 e 2×2 serão premiados e disputarão a grande final na cidade do Rio de Janeiro, em junho deste ano, com passagem e hospedagem inclusas na premiação. 

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o projeto trará mais visibilidade para os atletas e dançarinos da cultura Breaking em Manaus, buscando despertar o interesse pela dança, pela arte e pela cultura Hip Hop nos jovens. Além disso, a fundação apoiará o vencedor do Amazonas, na competição nacional. 

“A gestão do prefeito David Almeida reconhece que a dança é uma importante ferramenta de transformação social e o Breaking já está confirmada como modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, isso é um marco histórico para o movimento. Iremos contribuir também para que o vencedor da disputa regional participe da competição nacional no Rio de Janeiro”, explicou.

A produtora regional do evento, Alice Marcelle, explica que o “Tropical Battle” começou no Rio de Janeiro, idealizado por um coletivo de  mulheres, e que ao longo dos anos ganhou expressão nacional e começou a se expandir para Estados como Minas Gerais, São Paulo, Paraná e mais recentemente, Amazonas. 

“Quando surgiu essa oportunidade de fazer uma parceria para trazer o evento para Manaus, ficamos muito felizes e agradecidos, porque isso traz uma visibilidade maior para os artistas amazonenses, temos muita gente talentosa aqui, e a partir desse evento, vamos mostrar o potencial, principalmente na cena Breaking do Norte para os demais Estados” disse. 

A produtora cultural ainda ressaltou que a parceria com a prefeitura é importante para a realização da competição, que está dando os primeiros passos no Amazonas. “Esse é um evento pioneiro, a Prefeitura de Manaus acredita e apoia esse trabalho tão importante de difusão da cultura na nossa cidade, porque, apesar do Breaking não ser novo, essa é a primeira vez que é realizado um trabalho para que os atletas e dançarinos mostrem seus talentos” finalizou. 

Programação

15 a 18/3 

Lives informativas na página do Instagram do (@tropicalbattle

Ações socioeducativas em escolas locais

Batalha de fotos “Trava na Pose” nos stories do Instagram (inscrições em andamento, pelo Instagram @tropicalbattle)

19 e 20/3

O evento migra para o formato presencial, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (CDC Cidade Nova).

19/3

16h- Workshop de Breaking com o professor Bboy Kapu (inscrições via formulário Workshop Tropical Battle Amazonas disponível no link da Bio do @tropicalbattle)

18h- Filtros das Batalhas de Breaking 1×1 e 2×2 (inscrições gratuitas, a partir das 16h, no local)

20/3

14h- Batalhas nas modalidades 1×1, 2×2 (TOP 16) e Iniciante (convidados) com transmissão ao vivo no canal do YouTube Tropical Battle.

— — — 

Texto – Keize Pedrosa / Manauscult

Fotos – Divulgação / Tropical Battle 

Publicações relacionadas

JOHN KRASINSKI, DE THE OFFICE, PODE PARTICIPAR DE FILME DA MARVEL

Redação

Prefeito assina termo aditivo para renovação da frota de ônibus

Redação

Ornatos natalinos trazem luz e embelezam as ruas de Manaus no ‘Natal do Abraço’

Redação

Deixe um comentário