Amazonas Destaques Manaus

Prefeito David trabalha para eleger uma bancada forte na Câmara Federal

Detran de Wilson Lima faz operação caça-níquel e atrapalha o trânsito

Menezes bate o pé para ser candidato ao Senado

José Melo corre para ser candidato mas TSE sinaliza o contrário

Um fogão pode “queimar” a candidatura de Robson Tiradentes

Internação, comício e sarcasmo entre os candidatos de Coari

Arthur se prepara para as prévias do PSDB amanhã

Grupo Samel ganha direito de resposta contra O Globo e Cenarium

Vacinação contra a Covid-19 busca os faltosos e libera a terceira dose

Nova lei aperta comerciantes na black friday

Movimento contra o Porto das Lajes ganha adesão de especialistas

Ministro Luiz Fux faz palestra na UEA, neste sábado

Os federais do prefeito David

O prefeito David Almeida trabalha para eleger o maior número possível de deputados federais nas eleições de 2022. Ele tem conversado com deputados estaduais e vereadores nesse sentido, abrindo as portas do seu partido, o Avante, para que eles formalizem filiações. A meta é construir uma base sólida que o permita caminhar com tranquilidade para a reeleição.

Detran atrapalha o trânsito

O Detran/AM do governador Wilson Lima, em plena sexta-feira,(19) realizou mais uma blitz, típica caça-níquel, na entrada do conjunto Morada do Sol, no acesso pela avenida Umberto Calderaro. No local existem três grandes escolas o que motiva um trânsito intenso na área e a ação do Detran complicou ainda mais o trânsito. Ao contrário de contribuir com a segurança nas ruas, onde carretas e caminhões trafegam como querem, o Detran investe nesse desserviço.

Menezes diz que aguarda decisão de Bolsonaro

O ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, disse que aguarda a filiação do presidente Bolsonaro, para seguir o mesmo caminho. Ele garante que vai disputar mesmo a vaga para o Senado.

Melo tenta voltar ao cenário político

Cassado por compra de votos em 2017, o ex-governador José Melo fez uma aparição relâmpago há alguns dias. Deu entrevistas para alguns veículos, demonstrando vontade de voltar à cena política. Ele tenta obter liberação no (TSE) Tribunal Superior em Brasília, alegando que sua inelegibilidade termina logo após a data do primeiro turno das eleições de 2022. Mas, de Brasília, as informações são de que as chances dele conseguir são pequenas.

Arthur nas urnas

Quem encara as urnas neste domingo (21) é o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB) que vai participar das eleições internas de seu partido, para escolher quem será o candidato tucano à Presidência da República. Arthur chega hoje (20) a Brasília, onde vai votar presencialmente junto com os outros dois candidatos, depois de passar os últimos 20 dias em campanha pelo país. Arthur disputa contra o governador de São Paulo, João Dória, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Resultados

A Executiva Nacional do PSDB fechou uma agenda conjunta para os candidatos. Eles devem chegar juntos às 9h30 (horário Brasília) e às 18h está prevista uma entrevista coletiva para anúncio do resultado.

Grupo Samel ganha direito de resposta contra O Globo

O Grupo Samel ganhou mais um direito de resposta contra o jornal O Globo. O jornal publicou hoje (20) uma longa nota explicando que não existe nenhuma investigação sobre o grupo, não houve mortes nos hospitais da Samel e os responsáveis pela pesquisa com proxalutamida, um laboratório americano, é que têm os dados das pesquisas realizadas no Amazonas.

Cutucada

Na nota, a Samel aponta que o governo estadual tentou, via Secretaria de Saúde, participar dos estudos com proxalutamida e até inseriu nas cláusulas de um suposto acordo, o direito de participar dos louros da vitória, quando os resultados do estudo saíssem. Mas esse acordo não prosperou.

Fogão da discórdia

Um caso de suposta compra de votos virou o centro da disputa em Coari, quando o candidato Robson Tiradentes (PSC) foi acusado, ontem, pelos adversários de doar um fogão de mesa a um morador de bairro carente, que cozinhava em um fogão a lenha improvisado no chão. Supostamente, o morador confirmou a cooptação. Agora o caso vai parar na Justiça e Tiradentes pode até perder o cargo, se for eleito.

Primeiro comício

Robson Tiradente faz o seu primeiro comício neste sábado (20), na Catedral de Coari, a partir das 19h, depois de participar ontem da inauguração da sede do diretório municipal do PSC. O presidente estadual do PSC, Miltinho Castro, disse que a legenda tem mais de 28 mil filiados, 13 prefeitos, 5 vice-prefeitos e 77 vereadores, sendo 4 em Manaus.

De outro planeta

Em seu comício mais recente, o candidato Keitton Pinheiro (Progressistas) ironizou a chegada de um barco do governo estadual – também alvo de denúncias na Justiça Eleitoral – que estaria distribuindo ranchos e os cartões de auxílio estadual. “Podem mandar barco, carro, avião e até disco voador! Não vai adiantar!”, discursou Keitton.

Internado

O candidato Zé Henrique, que tem feito várias caminhadas por Coari, informou ontem que seu pai, Salustiano Rodrigues, acometido de Covid-19 está em estado grave, intubado no hospital da cidade. Zé pediu orações pelo patriarca.

Magavacinação

Manaus integra neste sábado (20) o pool de seis capitais que farão um mutirão de vacinação para buscar os faltosos da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Só na capital, são mais de 350 mil pessoas que não compareceram para completar o ciclo vacinal, segundo a Semsa. Serão instalados 30 pontos de vacinação na Arena da Amazônia.

Terceira dose pra todo mundo

No mesmo evento, começa também a vacinação da dose de reforço para pessoas acima de 18 anos, que tenham concluído o esquema vacinal há pelo menos cinco meses. A estimativa da prefeitura é que mais de 207 mil pessoas já estão aptas para a dose de reforço.

Nos shoppings

Programada para terminar neste final de semana, a participação dos shoppings centers de Manaus como pontos de vacinação deu tão certo que vai ser prorrogada até o dia 15 de dezembro. Iniciado o período das compras e confraternizações natalinas, o público tem comparecido mais aos shoppings.

Black Friday sob suspeita

Os representantes do comércio do Amazonas não gostaram nada da nova lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wilson Lima para entrar em vigor durante a black friday deste mês. A lei exige mais transparência nos preços e prevê mais aperto nos comerciantes que enganarem os consumidores vendendo “tudo pela metade do dobro”. Dizem os comerciantes que o Código de Defesa do Consumidor já atende tudo isso e o setor precisa é de incentivos e não de mais leis.

Encontro das Águas

O site Amazônia Real divulgou que o movimento social SOS Encontro das Águas vai se transformar oficialmente em um comitê formado por formado por juristas, professores, arqueólogos e ambientalistas que vão pedir, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para entrar como “amicus curiae” na ação contra a construção do Porto das Lajes. O amicus curiae (amigo da corte) é aquele que fornece mais informações à Justiça para a tomada de decisão.
Essa disputa, que existe há mais de dez anos, envolve, de um lado o Porto das Lajes e o Governo do Amazonas e, do outro, o Ministério Público Federal e ambientalistas.

Palestra de Fux

O ministro do STF, Luiz Fux, vai ser o palestrante de hoje no lançamento do curso de especialização em direito notarial e registral da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Hotel Juma Ópera. O tema será “Análise Econômica do Direito”.

Publicações relacionadas

Presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, está confiante em recurso contra liminar que suspendeu a CPI da Energia

Redação

Partido move ação no STF contra benefícios ao Grupo Atem

Redação

Jornalista manda Barroso virar homem e dar nome aos bois, se você tem culhão, tira [email protected]….

Redação