Amazonas Destaques Manaus

Prefeito David prepara mudança no quadro de secretários da prefeitura

Supremo Tribunal Federal coloca Wilson Lima no banco de réus

Chico Preto garante espaço dentro do Avante

Tribunal de Justiça do Amazonas frustra expectativa sobre preço dos cartórios

Defensoria Pública conclui curso para potencializar liderança de mulheres

Keitton Pinheiro será diplomado nesta quinta, em Coari

Incentivos do ICMS para a Zona Franca são renovados até 2032

Polo Industrial de Manaus tem mais de 100 mil empregos diretos, diz Fieam

BR do Mar vai incentivar o uso da cabotagem em todo o país

PF identifica níveis altos de contaminação por mercúrio no rio Madeira

CPI da Energia vai apresentar os resultados da primeira etapa de investigação

Presépio flutuante começa a operar iluminando a orla com motivos natalinos

Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as editoras do Único

Prazo para candidaturas

O prefeito David Almeida (Avante) terá uma reunião ainda esta semana com secretários municipais. Na pauta, as eleições do próximo ano. O prefeito vai definir o prazo para quem for candidato deixar o cargo, o que irá proporcionar algumas alterações no atual quadro da administração municipal.

Wilson Lima perde no Supremo

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não aceitou os recursos apresentados pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, vice-governador Carlos Almeida Filho e outras 12 pessoas, para suspender a condição de “réus” de cada um deles. Na prática, todos vão continuar sendo réus e serão investigados pela compra superfaturada de ventiladores pulmonares para atenderem pacientes com Covid-19 no Estado.

Nova filiação no Avante

O ex-deputado Chico Preto assina oficialmente nesta quinta-feira, às 18h, a filiação ao partido Avante, em ato a ser realizado no auditório da Assembleia Legislativa.

Custos de cartório

A Assembleia Legislativa do Amazonas vota nesta quinta-feira (16), na última sessão do ano, o projeto do Tribunal de Justiça do Amazonas a respeito das taxas cobradas pelos cartórios do estado, que estão entre as mais caras do país. A mensagem do tribunal não propõe redução nos valores, o que frustrou a expectativa que se criou em volta do assunto.

Defensoria Pública

Nesta quinta-feira (16) às 14h30, a Defensoria Pública do Amazonas encerra o curso Defensoras Populares. A iniciativa capacitou mulheres que se destacam como lideranças populares em educação, direitos humanos e das mulheres, principalmente aquelas que lidam com a população em situação de vulnerabilidade no Amazonas. As defensoras Carol Braz e Marcia Milani vão fazer o encerramento. Terá transmissão on line e mulheres que participaram vão estar no auditório da Defensoria.

Diplomação de Keitton

O candidato vencedor da disputa pela Prefeitura de Coari, Keitton Pinheiro (PP), vai receber seu diploma de prefeito eleito nesta quinta-feira (16), no Auditório Municipal Silvério José Nery, às 10h. Keitton terá um mandato de três anos e toma posse em 1º de janeiro de 2022.
Keitton venceu com 53,24% dos votos e dá continuidade à dinastia Pinheiro no município, liderado por seu tio, Adail Pinheiro.

Incentivos estaduais

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou ontem a nova Política Estadual de Incentivos Fiscais que beneficia as empresas instaladas na Zona Franca de Manaus com redução e isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esses benefícios ficam prorrogados por mais 10 anos, conferindo estabilidade jurídica às empresas que estão instaladas ou desejam se instalar no Polo Industrial de Manaus.

Mais de 100 mil empregos

Na reunião de fechamento de ano do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), o presidente da Federação das Indústrias (Fieam), empresário Antônio Silva, apontou que o Polo Industrial de Manaus tem hoje 106.732 empregos diretos. “Isso é muito positivo para o ano”, disse ele referindo-se à atipicidade do segundo ano de pandemia e da retração econômica mundial.

BR do Mar aprovada

A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite o Projeto de Lei que cria o programa “BR do Mar” e libera progressivamente o uso de navios estrangeiros na navegação de cabotagem. A cabotagem é o modal de transporte em que navios circulam pelos 8 mil quilômetros de costa brasileira, levando e trazendo tudo que é produzido e/ou necessário pelo mar. Atualmente, navios estrangeiros não podem fazer esse trabalho. A partir da BR do Mar, eles vão começar a atuar nas rotas marítimas também.

ZFM e a cabotagem

A Zona Franca de Manaus utiliza o modal de cabotagem em suas operações logísticas, mas ainda em pequena escala. O transporte por navios é quatro vezes menos poluente que o modal rodoviário e ainda tem a vantagem de retirar cerca de 50% dos caminhões das estradas, reduzindo acidentes, mortes, perdas de cargas, etc.

Contaminação por mercúrio

Durante a Operação Uiara, de queima e destruição de balsas de garimpo no rio Madeira no dia 4 de dezembro, a Polícia Federal recolheu também amostras de cabelo dos moradores da região para fazer testes. O resultado saiu e aponta que o nível de contaminação por mercúrio nas pessoas é até três vezes maior do que o limite considerado admissível pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na água, o nível de mercúrio é de 15 a 95 vezes maior do que o aceitável para o consumo e uso recreativo. As informações são da PF.

Garimpeiros em alerta

Depois da operação surpresa de ontem (15), da Polícia Federal nos portos da orla da cidade de Borba onde estavam ancoradas diversas balsas e dragas, os garimpeiros estão prevendo investidas agora em Humaitá.

CPI da Energia

Também hoje a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) vai tornar público os resultados obtidos na primeira etapa de apuração. Com o recesso parlamentar, os trabalhos da CPI também serão suspensos.O deputado Sinésio Campos vai falar ainda sobre os indícios de irregularidades no repasse da contribuição de iluminação pública em municípios do interior.

Presépio flutuante entra em ação

Já está circulando na orla de Manaus o primeiro presépio flutuante da história da cidade, que vai visitar as comunidades ribeirinhas levando presentes e apresentações artísticas para o interior. Inaugurado ontem à noite com um passeio pela orla do Amarelinho, no Educandos, o presépio vai hoje para as comunidades rurais dos rios Cueiras e Arauarú.

Publicações relacionadas

“O drama da pandemia, que nos assola, reforça ainda mais o significado do Dia das Mães para cada um de nós.” Palavras de Amazonino Mendes

Redação

Arthur Virgílio Neto agradece Bolsonaro pelo projeto ‘Hora da Merenda’ se tornar realidade

Redação

Projeto especial vai antecipar vacinas para pessoas entre 18 e 49 anos

Redação

Deixe um comentário