Amazonas Destaques Manaus

Prefeito David Almeida imprime novo ritmo ao seu partido

Especulações em torno de novas filiações e de candidaturas

Busca pelo “Fundão” dificulta a entrada de novatos na Câmara dos Deputados

Haverá dois horários de votação no Amazonas

Festa dos advogados para celebrar presidente da OAB/AM

Câmara Municipal de Manaus de olho nos passos do presidente David Reis

Carreta da vacinação chega ao bairro Cidade Nova

Ômicron chega a Manaus e autoridades reforçam pedido para população se vacinar

Festas de carnaval estão ameaçadas pela Covid-19

Semsa abre concurso para 2.001 vagas a partir das 16h de hoje

Prefeito de Humaitá vai ratear mais uma sobrinha do Fundeb

Educandos pede reforma urgente do Pronto Atendimento ao Cidadão

Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as editoras do Único

Novo partido de David

O prefeito David Almeida aproveita os primeiros dias de janeiro para umas férias de dez dias mas, antes de sair, deixou encaminhadas algumas possibilidades com as quais tem a intenção de eleger fortes bancadas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.

Quem pode se filiar

David abriu as portas do Avante para os deputados Saulo Vianna (PTB) e Tony Medeiros (PSD), além de Hissa Abraão, que há poucos dias saiu do PDT. O prefeito conversou com o vereador Marcelo Serafim, pré-candidato a federal, e Conceição Sampaio, que está no PSDB e almeja concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Pessoas próximas ao prefeito, disseram ao ÚNICO que a intenção de David é garantir a eleição de dois federais e pelo menos quatro estaduais.

Possíveis mudanças

David Almeida revelou em entrevista recente que haverá ainda novas alterações no secretariado municipal e os nomes dos secretários Alonso Oliveira, Sabá Reis e Renato Junior já se destacam como possíveis candidatos nas eleições deste ano.

Não vai ser fácil

Especialistas apontam que vai ser bem difícil a vida dos “novatos” que querem entrar agora na Câmara dos Deputados. Isso porque, para manter o “Fundão Partidário” em alta, os partidos preferem apostar na reeleição dos deputados federais que já estão lá, do que investir em candidaturas novas. Além disso, para os partidos não interessa eleger senador, governador ou presidente da República, porque essas eleições não geram, na eleição seguinte, um bolo maior do Fundo Eleitoral.

Um avanço

Houve pelo menos um avanço nas novas regras eleitorais do Brasil, que é a limitação das coligações apenas para chapa majoritária. Antes, quando as coligações eram proporcionais, o eleitor votava em candidato do partido A e elegia candidato do B. Agora, cada voto vai para seu destino de acordo com o que o eleitor desejou.

Horário diferenciado

Falando em eleições, vale lembrar que no Amazonas a votação vai começar às 7h e terminar às 16h, do dia 2 de outubro, segundo o horário de Brasília. Em três cidades amazonenses, Atalaia do Norte, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, no extremo Oeste do Estado, as eleições começam às 6h e terminam às 15h.

Festa da OAB/AM

Legalmente, o advogado Cleuter Mendonça assumiu a presidência da OAB/AM no primeiro dia de 2022. Mas a festança da posse vai acontecer no dia 4 de fevereiro, com solenidade, discursos e uma confraternização da categoria.

De olho no presidente da Câmara de Manaus

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante) exonerou numa canetada 300 pessoas que estavam em cargos comissionados na Casa. Nenhuma informação oficial circulou sobre o caso, aliás, a distância de David Reis das informações corretas são marcas registradas da sua administração até agora.

Vacinação hoje

Reabre os atendimentos hoje (5) a carreta da vacinação que estava estacionada na Praça da Matriz e passa a oferecer as vacinas em frente ao Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova (Zona Norte de Manaus). O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados das 9h às 12h.

Chegada da Ômicron

Com a confirmação do primeiro caso de Covid-19 causado pela variante Ômicron no Amazonas, ontem à noite, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) reforçou o pedido para que as pessoas procurem os postos de vacinação. A paciente identificada com a variante já tinha tomado suas três doses e apresentava apenas sintomas leves como coriza (nariz escorrendo) e tosse. Não teve sintomas graves até agora.

Carnavais suspensos

Da mesma maneira que as festas de Reveillon, as festas carnavalescas começam a ser suspensas, por conta da nova onda da Covid-19. O Rio de Janeiro anunciou ontem que suspendeu todos os blocos de rua.

Concurso da Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) abre hoje a primeira etapa de inscrições para o concurso público para preenchimento de 2.001 vagas. A primeira etapa é para inscrição para os cargos de nível superior e começa a partir das 16h desta quarta-feira (5) pelo link https://bit.ly/editalsemsa2022.

Mais Fundeb em Humaitá

Depois de pagar o Fundeb no final do ano passado aos professores e servidores da Educação de Humaitá, o prefeito Dedei Lobo (PSC) decidiu que ainda vai pagar mais uma sobrinha, referente ao último repasse do ano que aconteceu em 30 de dezembro e o desta quarta-feira (5). Segundo ele, dessa vez, o rateio será apenas para os professores, que ainda vão receber R$ 969.70 (20 horas) e R$ 1.939,39 (40 horas).

Educandos pede PAC novo

Moradores do bairro de Educandos escreveram ao ÚNICO pedindo a reforma urgente do prédio do PAC, localizado na Avenida Lourenço Braga que segundo eles foi fechado em junho do ano passado para reforma e agora está abandonado, depredado, invadido por usuários de drogas e virou esconderijo de marginais. Em agosto do ano passado o governo do estado prometeu a reforma do PAC da Compensa em 30 dias e logo depois passaria para o Alvorada e Educandos. Pois a reforma da compensa só terminou 120 dias depois e agora que vão começar o do Alvorada.

Publicações relacionadas

CPI ouve envolvidos em processo no superfaturamento de exames médicos no AM

Redação

Prefeitura e governo do Estado alinham ações estratégicas para fortalecer e promover o turismo no Amazonas

Redação

Mutirão da prefeitura intensifica recuperação de vias no Distrito Industrial 2

Redação

Deixe um comentário