Amazonas Destaques Manaus

Prefeito David Almeida determina antecipação da vacinação dos idosos de 75 a 79 anos

O prefeito de Manaus, David Almeida, determinou a antecipação do início da vacinação dos idosos de 75 a 79 anos contra a Covid-19 para este domingo, 31/1. A medida visa ampliar o aproveitamento das equipes de vacinação e da estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para o atendimento dos idosos em sistema de drive-thru e pontos fixos.

Com a antecipação, os idosos de 75 a 79 anos podem procurar um dos cinco pontos de vacinação montados nas quatro zonas geográficas da capital, levando documento de identidade com foto e o CPF, para receber a primeira dose da vacina. Os locais funcionam das 9h às 16 horas e continuam atendendo os idosos do grupo de 80 anos e mais.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que a antecipação foi decidida na noite deste sábado, 30/1, após reunião de avaliação técnica com o prefeito David Almeida, que apontou a capacidade de aumentar a quantidade de atendimentos diários, considerando o fluxo médio dos dois últimos dias, quando foram vacinadas mais de 4 mil pessoas, sem congestionamento ou aglomeração nos cinco pontos de vacinação.

“Com a capacidade operacional de vacinar mais pessoas e tendo a imunização como prioridade para a saúde municipal, optamos pelo início imediato da vacinação do próximo grupo de idosos, que começariam a ser vacinados apenas na próxima quinta-feira”, explica a secretária.

O cronograma baseado nos meses de nascimento permanece válido. Neste domingo, que será o dia 1 da vacinação dos idosos de 75 a 79 anos, devem ser atendidos os nascidos em janeiro e fevereiro. Para o grupo dos que têm a partir de 80 anos, cuja vacinação começou na última sexta-feira, o atendimento prossegue com os que nasceram em maio e junho.

Com isso, o atendimento do segundo grupo de idosos contemplados pela vacina será concluído na próxima sexta-feira, 05/02, quatro dias antes do planejamento inicial.

As doses da vacina AstraZeneca recebidas pelo município de Manaus na segunda remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde ao Amazonas foram destinadas à cobertura de 100% dos idosos de 80 anos e mais, 100% dos idosos de 75 a 79 anos e 37% dos idosos de 70 a 74 anos (acamados, os portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (insulina dependente) e os que têm obesidade (IMC >40), além dos transplantados e imunossuprimidos).

Os locais de vacinação, com a modalidade drive thru e ponto fixo, são o Complexo de Exames do Detran (zona Norte), estacionamento da Universidade Paulista (Unip) (zona Sul), balneário do Sesc (zona Oeste), Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste) e Shopping Phelippe Daou (zonas Norte e Leste).

Não é necessário que o idoso resida na mesma área de localização dos postos de vacinação, podendo optar por qualquer um deles. “Queremos que a população seja atendida com conforto e de forma segura e eficiente, no posto que achar mais conveniente”, destaca Shádia Fraxe.

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Publicações relacionadas

PF afirma que vice-governador do AM usava escritório de advocacia para combinar propina na pandemia

Redação

Obras devem colocar Manaus no topo das cidades inteligentes e empreendedoras, diz Prefeitura

Redação

Bolsonaro monta em cavalo durante manifestação contra arbitrariedades do STF e é aclamado pelo povo, veja o vídeo

Redação

Deixe uma resposta