Destaques Educação

POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE DIREITO DA FAMETRO EM ITACOATIARA ANIMA FUTUROS ALUNOS

Enfim, uma notícia boa na navegação nas plataformas digitais: a FAMETRO, uma instituição de ensino de grande valor no ensino universitário do Amazonas, pensa, de forma forte, implantar em breve, o curso de direito em Itacoatiara, se tudo correr favorável ao projeto. Não resta dúvida de que se trata de uma notícia animadora, para os jovens que têm vocação para a profissão de advogado ou outros cargos de carreiras jurídicas. Não só os jovens, mas também pessoas de idade madura, que moram em Itacoatiara, e já tendo uma atividade profissional, pretendem fazer uma experiência na advocacia, após concluírem o curso de direito e se habilitarem na OAB para exercerem a profissão. Na nossa cidade, que tem mais de 100 mil habitantes, têm pretendentes ao curso de direito, em quantidade para preencherem algumas salas. Sem desmerecer outros cursos, o curso de direito é muito sedutor para uma expressiva quantidade de jovens, na hora de optarem por um curso superior. Na verdade, o curso de direito é escolhido por pessoas de diversas faixas etárias.

Nos trinta anos em que fui professor na faculdade de direito da UFAM, tive alunos de todas as idades, e até um de 70 anos, por sinal, o melhor aluno na matéria da minha docência. À época, eu tinha 35 anos de idade e tinha em sala de aula um aluno de 70 anos, que era assíduo, prestava atenção às aulas e anotava todos os conteúdos transmitidos à turma. Pela experiência que tenho como professor de direito, penso que a FAMETRO terá uma grande procura de interessados no curso de direito na nossa cidade. Esta instituição de ensino foi bem recebida em Itacoatiara, com os cursos que oferece à sociedade. E contando aqui com o professor Andrews, como consultor comercial, não poderia ter melhor funcionário, que apesar de jovem, trabalha com responsabilidade, dedicação ao trabalho, seriedade e competência. Se eu estivesse falando de futebol, diria que, ao implantar o curso de direito e oferecê-lo como mais uma opção dos cursos disponíveis na sua unidade de ensino em Itacoatiara, a FAMETRO estará fazendo um “gol de placa”, na sua atuação de oferta de ensino universitário na nossa Velha Serpa. Vamos aguardar para vermos a nossa terra crescer, com mais um curso superior, somando-se à UFAM e à UEA, na meritória missão de contribuir com o poder público na elevação do nível de qualificação do nosso povo pela via do ensino universitário. Não se terá jamais desenvolvimento científico, cultural e profissional de um povo, sem que não se lhe ofereça a educação em todos os níveis de conhecimento.

E a FAMETRO está na direção certa, caminhando a passos largos para levar os destinatários dos seus cursos a alcançarem melhores horizontes de saberes e avanços civilizatórios. E como estou tratando de direito, concluo este texto, com o pensamento do grande jurista alemão R. von Ihering, que afirmou: “o direito não é uma idéia lógica, porém uma idéia de força; é a razão porque a justiça, que sustenta em uma das mãos a balança em que pesa o direito, empunha na outra a espada que serve para fazê-lo valer. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é o direito impotente; completam-me mutuamente; e, na realidade, o direito só reina quando a força despendida pela justiça para empunhar a espada corresponde à habilidade que emprega em manejar a balança”. Aqui concluo estas singelas linhas, pedindo e torcendo para que a nossa cidade venha ser beneficiada com o curso de direito da respeitável e valorosa instituição de ensino, FAMETRO.

Por: Raimundo Silva
1-Desembargador federal do trabalho, aposentado
2 – Professor da faculdade de Direito da UFAM, aposentado
3 – Mestre em direito, pela Universidade Federal de Pernambuco
4 – Pós-graduação LATO SENSU, em Direito privado
5 – Antes e depois de exercer a magistratura, praticou uma longa atividade de advogado

Publicações relacionadas

Autônomo realiza o sonho da casa própria ao se mudar para o Residencial Cidadão Manauara 2

Redação

Josué destina R$ 5,2 milhões para compra de respiradores, EPIs e ações de combate ao coronavírus

Redação

Marinha abre inscrições para Processo Seletivo de Praças Temporárias no AM

Redação

Deixe um comentário