Amazonas Destaques Manaus

População esquece cuidados e aumentam os riscos de contaminação da Covid-19 em Manaus

Omar Aziz diz que CPI da Covid será diferente de todas as outras comissões que ocorreram e faz previsões

Marcelo Ramos assume o comando da sessão no Congresso Nacional

Destruição da Floresta Amazônica triplicou em março. Foi o maior em dez anos

De olho na CPI Bolsonaro agenda visita a Manaus

Grupos de cinquentões em Manaus sem comorbidades estão longe da vacina

Presidente da Câmara Municipal David Reis senta em cima do pedido de CPI contra Amazonas Energia

Marcelinho é o novo reforço do Manaus FC

A interceptação do barco Anna Karoline II superlotada com cerca de 800 pessoas no porto de Manaus, no domingo (18) mostra o quanto a população baixou a guarda para a Covid-19. O comportamento de grande parte da população é típico dos que acreditam que Manaus venceu a pandemia e que não há perigo de uma terceira onda. O distanciamento social foi praticamente abandonado e só é respeitado nos locais que efetivamente cumprem as normas, que são poucos.

O perigo mora em casa

As reuniões familiares e de amigos estão cada vez mais frequentes e nesses ambientes o uso da máscara é coisa do passado. Além disso, a vacinação avança muito pouco. Apenas 12,68% da população do Amazonas recebeu a primeira dose da vacina e 4,66% está imunizada com as duas doses da vacina. Enquanto isso, a média de novos casos no Estado continua acima 700 casos diariamente. Diante desse quadro, todo cuidado, ainda é pouco.

Sem comorbidades, sem prioridade

A vacinação para as pessoas com menos de 60 anos sem comorbidades muito dificilmente acontecerá neste primeiro semestre. Em Manaus, esse grupo, chamado de “população em geral”, está na fase 5 da campanha, atrás de uma série de grupos prioritários, incluindo presos.

Omar faz previsões para CPI

Em conversa com o ÚNICO, o senador Omar Aziz, disse que a CPI da Covid, da qual foi escolhido presidente, será diferente de todas as outras comissões que se realizaram. “Os efeitos da Covid estão dentro da casa de cada um de nós, mexeu com todos e por isso essa CPI será diferente”, explicou. Omar contou que os trabalhos da comissão vão começar na próxima quinta-feira (22).

Os desdobramentos da CPI

A expectativa no meio político é de que a CPI da Covid-19 influencie diretamente no processo eleitoral no Amazonas, assim como em outros estados. Todas as movimentações políticas vão depender dos desdobramentos dessa comissão. Afinal, de uma CPI pode ser esperar tudo, inclusive nada.

Bolsonaro em Manaus

Depois de um ano e cinco meses, o presidente Jair Bolsonaro estará de volta a Manaus nessa sexta-feira (23) para inaugurar a segunda etapa do centro de convenções Vasco Vasquez. Mas a visita pode ser cancelada a depender do desenrolar da CPI da COVID-19.

Contra-ataque

O Governo Federal não vai ficar passivo e apenas assistindo aos desdobramentos da CPI da Covid-19 no Senado. A Polícia Federal vai agir. Quanto mais avançar a CPI em direção ao Planalto, mais serão deflagradas operações da PF mirando governadores e prefeitos. A informação é do jornalista Lauro Jardim, de O Globo.

Floresta Amazônica

Dados de órgãos de controle indicam que o mês de março foi perverso para a Floresta Amazônica. O desmatamento na floresta triplicou. Foi o maior em dez anos.

Cursos de arte gratuitos

O Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre nesta segunda (19) as inscrições gratuitas para oficinas em diversos cursos de artes, como desenho livre de modelo vivo, 10 conceitos para conhecer o cinema, introdução à dança de salão e iniciação ao bolero. No total, 800 vagas gratuitas serão oferecidas. Mais informações podem ser obtidas pelo contato [email protected]

Marcelo preside Congresso

O deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM) é também o primeiro vice-presidente do Congresso Nacional. E nesta segunda-feira (19), na ausência anunciada do presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Ramos vai presidir a sessão do Congresso Nacional, que entre outros temas, vai continuar o debate do orçamento da União que, em abril, até hoje não foi aprovado.

Marcelinho no Manaus FC

O meia amazonense Marcelinho, fechou acordo verbal com o Manaus FC. Ele deve ser apresentado oficialmente como novo integrante da equipe nesta segunda (19) e precisa ser regularizado até amanhã, senão não vai jogar as quartas de final do campeonato amazonense. Marcelinho jogou no Vitória na série B de 2020 e durante quase dez anos defendeu o Ludogoretes, da Bulgária.

Dois meses de engavetamento

Hoje (19) o pedido de abertura da CPI da Amazonas Energia, na Câmara Municipal de Manaus , faz aniversário de dois meses nas gavetas do Procuradoria-Geral da Casa. Em 19 de fevereiro o vereador Rodrigo Guedes apresentou o pedido para investigar abusos e cortes ilegais no fornecimento de energia elétrica durante a pandemia, mas o presidente da Câmara vereador David Reis (Avante), nunca deu andamento ao processo.

Publicações relacionadas

Militar do Exército que atirou em PM é preso pela 2ª vez em Manaus

Redação

Em nova postagem, Madonna comemora apoio a ex-moradora de rua de Manaus após vídeo viralizar

Redação

Suframa e Aleam intensificam parceria em prol do AM

Redação

Deixe uma resposta