Locais de votação serão utilizados para descentralizar vacinação em Manaus
David Reis bate de frente com grupo de vereadores e cria problemas na base do prefeito David
Números positivos para a economia do Amazonas, apesar de toda pandemia
Escritor amazonense é destaque na mídia nacional
Policiais militares ocuparam a frente do prédio da Assembleia Legislativa do Amazonas nas primeiras horas desta terça-feira (16). Movimentação nas redes sociais de segunda-feira (15) convocava para uma manifestação pela reabertura de atividades econômicas em Manaus, justamente à frente do prédio da Assembleia Legislativa. Até a edição deste material nenhuma entidade havia assumido a organização do evento.
Novos locais de vacinação
A equipe do Ministério da Saúde, trabalha para acelerar a vacinação em Manaus, utilizando novos locais. O objetivo é que as pessoas procurem seu local de votação para tomar a vacina. O ministro Eduardo Pazuello está em Manaus e durante reunião com prefeitos da região metropolitana da capital, confirmou para o dia 22 o início da imunização em pessoas a partir de 50 anos de idade.
Mais vacinas
A expectativa é que novas doses de vacinas cheguem a Manaus durante a semana, para que a meta dessa antecipação seja cumprida nos prazos previstos.
Números positivos da economia amazonense
Mesmo em plena pandemia, a economia do Amazonas teve crescimento de 15% em sua Receita Total em 2020, conforme dados divulgados pela Secretaria de Fazenda do Estado.
*David Reis cria problemas para o prefeito *
Na Câmara Municipal de Manaus, a falta de habilidade do presidente David Reis (Avante) e de alguns vereadores, pode resultar em uma situação desconfortável para o prefeito David Almeida. A formação das comissões temáticas e a distribuição de cargos estão deixando muitos insatisfeitos, que ameaçam abandonar a base de apoio ao prefeito David Almeida (Avante).
Poder concentrado
Alguns vereadores, que preferem o anonimato, contaram ao ÚNICO que David Reis trabalha com um grupo pequeno em torno de si. Não está cumprindo acordos para as vagas nas comissões e concentrou a nomeação de todos os cargos comissionados em suas próprias mãos.
Vagas nas escolas particulares
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe) divulgou que todas as escolas particulares do Estado estão com 40% de vagas ociosas, pois tiveram cancelamentos de matrículas, isso somado ao índice de inadimplência, que no ano passado era de 35% e, hoje, já chega a ultrapassar 60%. Essa retração, segundo a entidade, gerou crise econômica, principalmente nos pequenos estabelecimentos.
Demissão nas escolas
O Sinepe avalia que pelo menos 35 mil trabalhadores do sistema podem perder o emprego, a partir da decisão do juiz da 13ª Vara Cível, Victor André Gomes, que obrigou as escolas a dar descontos de 20% nas mensalidades do ano letivo de 2021. O desconto é algo que deve ser discutido entre pais e escolas, com o bom senso prevalecendo num momento excepcional que se vive no momento.
Escritor amazonense
O premiado escritor amazonense Milton Hatoum será o entrevistado do programa “Encontro com o Autor”, transmitido pela TV Câmara, da Câmara dos Deputados, na quinta-feira (18). Milton, autor do Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos e a trilogia O Lugar Mais Sombrio, entre outros, vai falar sobre sua carreira e vida. O programa será transmitido ao vivo, pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pelo Facebook da Biblioteca da Câmara, a partir das 18h (horário Brasília).
Alerta do pesquisador
O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Lucas Ferrante, alerta para a terceira onda de Covid-19 no Amazonas, onde, segundo ele, a variação P.1 do novo coronavírus será dominante. Ele estima que entre março e maio começará esse período e a doença. Conforme o especialista, o grau de mortalidade em Manaus tende a ser muito superior aos mesmos meses do ano passado.