Amazonas Destaques Manaus

Polícia isola frente da Assembleia Legislativa onde está programada manifestação pela reabertura de atividades comerciais

Locais de votação serão utilizados para descentralizar vacinação em Manaus

David Reis bate de frente com grupo de vereadores e cria problemas na base do prefeito David

Números positivos para a economia do Amazonas, apesar de toda pandemia

Escritor amazonense é destaque na mídia nacional

Policiais militares ocuparam a frente do prédio da Assembleia Legislativa do Amazonas nas primeiras horas desta terça-feira (16). Movimentação nas redes sociais de segunda-feira (15) convocava para uma manifestação pela reabertura de atividades econômicas em Manaus, justamente à frente do prédio da Assembleia Legislativa. Até a edição deste material nenhuma entidade havia assumido a organização do evento.

Novos locais de vacinação

A equipe do Ministério da Saúde, trabalha para acelerar a vacinação em Manaus, utilizando novos locais. O objetivo é que as pessoas procurem seu local de votação para tomar a vacina. O ministro Eduardo Pazuello está em Manaus e durante reunião com prefeitos da região metropolitana da capital, confirmou para o dia 22 o início da imunização em pessoas a partir de 50 anos de idade.

Mais vacinas

A expectativa é que novas doses de vacinas cheguem a Manaus durante a semana, para que a meta dessa antecipação seja cumprida nos prazos previstos.

Números positivos da economia amazonense

Mesmo em plena pandemia, a economia do Amazonas teve crescimento de 15% em sua Receita Total em 2020, conforme dados divulgados pela Secretaria de Fazenda do Estado.

*David Reis cria problemas para o prefeito *

Na Câmara Municipal de Manaus, a falta de habilidade do presidente David Reis (Avante) e de alguns vereadores, pode resultar em uma situação desconfortável para o prefeito David Almeida. A formação das comissões temáticas e a distribuição de cargos estão deixando muitos insatisfeitos, que ameaçam abandonar a base de apoio ao prefeito David Almeida (Avante).

Poder concentrado

Alguns vereadores, que preferem o anonimato, contaram ao ÚNICO que David Reis trabalha com um grupo pequeno em torno de si. Não está cumprindo acordos para as vagas nas comissões e concentrou a nomeação de todos os cargos comissionados em suas próprias mãos.

Vagas nas escolas particulares

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe) divulgou que todas as escolas particulares do Estado estão com 40% de vagas ociosas, pois tiveram cancelamentos de matrículas, isso somado ao índice de inadimplência, que no ano passado era de 35% e, hoje, já chega a ultrapassar 60%. Essa retração, segundo a entidade, gerou crise econômica, principalmente nos pequenos estabelecimentos.

Demissão nas escolas

O Sinepe avalia que pelo menos 35 mil trabalhadores do sistema podem perder o emprego, a partir da decisão do juiz da 13ª Vara Cível, Victor André Gomes, que obrigou as escolas a dar descontos de 20% nas mensalidades do ano letivo de 2021. O desconto é algo que deve ser discutido entre pais e escolas, com o bom senso prevalecendo num momento excepcional que se vive no momento.

Escritor amazonense

O premiado escritor amazonense Milton Hatoum será o entrevistado do programa “Encontro com o Autor”, transmitido pela TV Câmara, da Câmara dos Deputados, na quinta-feira (18). Milton, autor do Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos e a trilogia O Lugar Mais Sombrio, entre outros, vai falar sobre sua carreira e vida. O programa será transmitido ao vivo, pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pelo Facebook da Biblioteca da Câmara, a partir das 18h (horário Brasília).

Alerta do pesquisador

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Lucas Ferrante, alerta para a terceira onda de Covid-19 no Amazonas, onde, segundo ele, a variação P.1 do novo coronavírus será dominante. Ele estima que entre março e maio começará esse período e a doença. Conforme o especialista, o grau de mortalidade em Manaus tende a ser muito superior aos mesmos meses do ano passado.

Publicações relacionadas

Mulheres na Política

Redação

Assembleia Legislativa do Amazonas terá primeira Sessão virtual na terça-feira (24)

Redação

Conselheiro do TCE-AM pede esclarecimentos do Governo sobre decretos que regulam ICMS para energia crédito do petróleo

Redação

Deixe uma resposta