Amazonas Destaques Polícial

Polícia Federal desarticula esquema criminoso que praticava fraudes em licitações e corrupção no Tocantins

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (5/8) a “Operação Direct”, que tem como objetivo desarticular uma associação criminosa integrada por agentes públicos e empresários suspeitos de fraudes a licitações e corrupção no interior do Tocantins.

Aproximadamente 40 policiais federais cumprem 1 mandado de prisão preventiva e 9 mandados de busca e apreensão, nas cidades tocantinenses de Aliança do Tocantins/TO, Peixe/TO e Cristalândia/TO. Também foram entregues 3 ofícios judiciais, destinados à Câmara de Vereadores e à Prefeitura dos municípios, que determinam a suspensão cautelar do exercício da função pública de agentes públicos.

As buscas recaem sobre um empresário e agentes públicos suspeitos de realizarem fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e pagamentos a título de corrupção.

As investigações apuram um possível favorecimento do empresário em pregões dos municípios de Cristalândia/TO e Peixe/TO para contratação de transporte escolar e a realização de depósitos e transferências de valores a agentes públicos dos municípios, no mesmo período em que ocorreram as contratações.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, desvio de verbas públicas, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

A ação tem como objetivo coibir a continuidade das supostas ações criminosas e colher elementos probatórios para a conclusão do inquérito policial e instrução de futura ação penal em face dos envolvidos.

Publicações relacionadas

Em primeiro dia do ano, homem morre atropelado ao tentar atravessar Avenida Torquato Tapajós, em Manaus

Redação

Morre Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia

Redação

Hospital em Manaus adota visitas virtuais para pacientes terem contato com famílias durante pandemia

Redação

Deixe uma resposta