Amazonas Destaques Manaus

Plasma de pacientes curados de covid-19 será usado no tratamento da doença

Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) autorizou o uso do plasma de pessoas curados de covid-19 para tratar pacientes graves da doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo portal G1.

A autorização foi concedida no sábado (4.abr.2020) a 1 consórcio formado pelos hospitais paulistas Albert Eisntein, Sírio-Libanês e a USP (Universidade de São Paulo).

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

Plasma –parte líquida do sangue– de pacientes convalescentes possuem anticorpos para a doença da qual foram curados. O método já se mostrou eficiente no tratamento de H1N1 e Sars (sigla para síndrome respiratória aguda grave), ambas causadas por versões anteriores do coronavírus.

Na China, 5 pacientes com covid-19 apresentaram melhoras em seus quadros após o uso de plasma de convalescentes da doença. Os Estados Unidos também aprovou, na última 6ª (3.abr), pesquisas com o uso de plasma para tratar covid-19.

A expectativa de Luiz Vicente Rizzo, diretor de pesquisa do Hospital Albert Einstein, é que a terapia com plasma diminua a demanda por leitos de tratamento intensivo –o que ele considera “o grande gargalo” para o sistema de saúde.

Para Daniel Tabak, a maior dificuldade será “definir aqueles doadores que de fato são convalescentes”. Ele é hematologista, oncologista e membro titular da Academia Nacional de Medicina.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta que, apesar dos resultados “promissores”, os estudos “derivam de análises não controladas e com tamanho limitado de amostras” e não consistem em comprovação definitiva do tratamento.

A agência também ressalta que “estudos clínicos com o plasma convalescente para Covid-19 não precisam ser aprovados pela Anvisa”. Eis a íntegra (205 KB) da nota técnica divulgada pela agência.

Publicações relacionadas

“O uso da cápsula Vanessa, de ventilação não invasiva, no Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, se tornou referência no tratamento dos pacientes com o novo coronavírus.”

Redação

Aleam suspende reuniões coletivas e anuncia medidas de prevenção ao coronavírus

Redação

Portaria regulamenta aplicação de recursos de P&D no combate ao coronavírus no AM

Redação

Deixe uma resposta