Amazonas Destaques Manaus

Pista do Detran em Manaus é teste para habilidade de motoristas e resistência de carros

MANAUS – A pista de aulas práticas para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no centro de treinamento do Detran, na zona norte de Manaus, também serve como teste para avaliar a resistência mecânica dos carros.

Totalmente esburacada e com poças de água, a pista exige habilidade não só para manobrar os veículos dentro das técnicas de direção, mas para evitar danos mecânicos.

As condições da via dificultam as manobras de baliza (estacionamento) e saída dos candidatos. O espaço da garagem está esburacado.

Georgino Gomes, coordenador das autoescolas na área de testes, disse que o percurso dos alunos teve que ser mudado. “Nós desviamos para que as aulas de direção não parem e o aluno não seja prejudicado”, disse.

Trecho da pista para aulas práticas foi inteditado (Foto: Murilo odrigues/ATUAL)
Trecho da pista para aulas práticas foi inteditado (Foto: Murilo odrigues/ATUAL)

O dano ao asfalto gerou ondulações que também podem causar danos aos veículos. Segundo Georgino, o problema foi causado por infiltração de água despejada pela obra de um condomínio vizinho ao centro de testes. Com parte da área de construção ocupada por mato, a água infiltra no solo e danifica o asfalto. “É 24 horas derramando água”, disse Georgino.

Um trecho da pista está isolado porque não há condições de trafego. Parte do muro que separa o terreno do condomínio da pista do Detran desabou na terça-feira durante forte chuva.

Georgino disse que a infiltração de água compromete a cobertura do espaço das balizas, que é sustentada em vigas de ferro. “Toda a base dela está encharcada e o solo está mole”, disse o coordenador. “Nós não temos corpo técnico e nem estrutura financeira para resolver isso”, disse. O problema, conforme Georgino, já foi informado ao Detran.

Em nota, Detran informou que a área foi cedida em 2013 à Associação dos Instrutores de Auto Escolas. O órgão reconhece o problema e informou que o governo do estado já autorizou a realização de obras no local.

Trecho da pista para aulas práticas foi inteditado (Foto: Murilo odrigues/ATUAL)
Trecho da pista para aulas práticas foi inteditado (Foto: Murilo odrigues/ATUAL)

Confira a nota na íntegra.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que a área mostrada nos vídeos foi cedida, em 2013, a Associação dos Instrutores de Auto Escola para ajudar os Centros de Formação de Condutores (CFC) que não possuíam área própria de treinamento.

Mesmo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga os CFCs a disporem de área própria de treinamento, o Detran-AM manteve a cessão do espaço sem cobrar nada das Auto Escolas.

É bem verdade que a área de treinamento e a de exames carecem de reformas devido há anos de uso.

Tanto que a reforma das duas áreas já foi autorizada pelo Governador Wilson Lima e o Detran-AM já enviou o projeto de engenharia para a Secretaria de Estado de Infra Estrutura (Seinfra) que está realizando os trâmites para solicitar a abertura de processo licitatório junto ao Centro de Serviços Compartilhados (CSC).

A reforma dos Complexos de Exame de Direção Veicular (CEDV) e de Treinamento de Direção Veicular (CTDV) irá modernizar e promover mais qualidade para seus usuários.

Enquanto o processo licitatório, que está em andamento na Seinfra, não é concluído, o Detran-AM irá realizar obras de tapa-buraco no CTDV. Contudo, será necessário aguardar uma diminuição das chuvas, que nos últimos dias têm castigado nossa cidade.

Por fim, vamos solicitar aos CFCs que priorizem a utilização de suas áreas próprias de treinamento até a conclusão das obras de tapa-buraco.

(Colaboraram Alessandra Taveira e Murilo Rodrigues)

Espaço das balizas também está esburacado (Foto: Mrilo Rodrigues/ATUAL)
Espaço das balizas também está esburacado (Foto: Mrilo Rodrigues/ATUAL)
Dano ao sfalto torna aulas práticas de direção quase inviáeis (Foto: Murilo Rodrigues/AUAL)
Dano ao sfalto torna aulas práticas de direção quase inviáeis (Foto: Murilo Rodrigues/AUAL)

Confira o vídeo.

Publicações relacionadas

CABIFY AGORA FARÁ ENTREGAS DE MERCADORIAS E COMIDA NO BRASIL

Redação

Governo libera R$ 16 bilhões para Estados e municípios e R$ 9,4 bi para a Saúde #ChoraDória

Redação

Wilson Lima prorroga Estado de Calamidade no Amazonas por mais seis meses

Redação

Deixe uma resposta