CPI da Amazonas Energia começa amanhã, garante Roberto Cidade
Quinze governadores apoiam projeto de Marcelo Ramos
Bolsonaro tira o vice Mourão da chefia de Delegação que vai a Escócia
Arthur Virgílio Neto corre atrás de mulheres
Prefeito David entrega a Cidade da Criança
Unesco diz que teste com proxalutamida no Amazonas matou 200 pessoas
Última chance para ganhar ingressos grátis para Brasil x Uruguai
Encontro virtual vai falar sobre a quarta revolução industrial
Petroleiros x Atem
O Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM) comprou a briga contra a distribuidora de combustíveis Atem – uma gigante da região Norte que está se expandindo para o Sul do país sob protesto das concorrentes – por conta da compra da Refinaria Isaac Sabbá (Reman). Os sindicalistas não aceitam a privatização e vão questionar na Justiça a negociação que, segundo eles, deu prejuízo de mais de R$ 300 milhões à Petrobras. “É um crime de lesa pátria”, afirma o presidente do Sindicato, Marcus Ribeiro.
Sindicato diz que Atem tem pendências na Justiça
O Sindipetro tem revelado em seu site várias atividades da Atem Combustíveis que estão sendo questionadas na Justiça, como o crime ambiental em Santarém, no Pará, onde foi construído um Porto de Combustíveis, potencialmente poluidor, em área de preservação ambiental, moradia de quilombolas e terra indígena. Esse porto foi suspenso pela Justiça no ano passado. Nesse processo, o Ministério Público do Pará denunciou a Atem por fraude na licença ambiental (disse que ia construir uma coisa e construiu outra).
Casos polêmicos envolvem a Atem
Os donos da Distribuidora Atem, os irmãos Dibo, Miquéias e Naidson Oliveira Atem colecionam polêmicas e processos. Em 2011 dois deles foram condenados por formação de cartel em postos de gasolina em Manaus e um deles chegou a ser preso. Uma reportagem da revista VEJA aponta que o grupo também é investigado em Roraima por repasse de dinheiro para a família do ex-senador Romero Jucá – conhecido como o “maior inimigo dos povos indígenas do Brasil”, segundo a revista.
CPI pronta para começar
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV) informou que nesta quarta-feira (13) já começam os trabalhos da CPI da Amazonas Energia, depois que a decisão do desembargador Paulo Caminha e Lima confirmou a competência do Poder Legislativo para investigar os serviços prestados pela concessionária. “É uma vitória para a Assembleia, mas acima de tudo para o povo amazonense”, comemorou ele.
“O presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT), junto com os outros membros da comissão, definirão o cronograma das atividades”, adiantou Cidade.
Governadores apoiam Ramos
A Coalizão de Governadores pelo Clima decidiu enviar um documento ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) solicitando a aprovação, com urgência, do PL 528/21, de autoria do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), Com quinze assinaturas de governadores, a Carta de Manaus pede aprovação do texto que regula o mercado de créditos de carbono antes que seja realizada a COP-26, a Conferência do Clima da ONU, que ocorre em novembro na Escócia.
Bolsonaro diz não a Mourão
O vice-presidente Hamilton Mourão pediu a Bolsonaro para chefiar a delegação brasileira que vai participar da Cúpula do Clima das Nações Unidas (a COP-26), mas o presidente disse não e escalou para a função o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
Arthur atrás de mulher
O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto disse que está determinado a ter um número expressivo de mulheres no PSDB, concorrendo nas eleições de 2022. Arthur abriu as portas do partido para mulheres com essa motivação e ele mesmo está com uma luneta em busca de candidatas com potencial para disputar vagas na Assembleia e Câmara Federal.
Inauguração do Parque da Criança
O prefeito David Almeida (Avante) entrega na manhã desta terça-feira (12) o Parque Cidade da Criança, no bairro do Aleixo. A inauguração será somente para crianças de escolas municipais. A abertura do parque para o público em geral vai acontecer sábado (16) das 9 às 18h.
Mortes investigadas
A Unesco avalia que a morte de 200 pessoas durante uma pesquisa com proxalutamida no tratamento contra Covid, no Amazonas, pode ser um dos mais graves atos de infração ética e violação dos direitos humanos de pacientes na América Latina. A proxalutamida é uma droga experimental estudada para pacientes com algum tipo de câncer. Bolsonaro tem defendido a medicação, mas no dia 2 de setembro a Anvisa suspendeu a autorização de importação e uso da proxalutamida. A Unesco repassou o relatório sobre o caso ao Ministério Público Federal.
Últimos ingressos grátis
Termina hoje a promoção da campanha “Vacina Premiada”, do Governo do Estado, com os três últimos sorteios de 600 ingressos para o jogo entre Brasil e Uruguai, na Arena da Amazônia, na quinta-feira (14). Quem não ganhou, ainda vai poder comprar o ingresso.
Bate-papo sobre tecnologia
O Centro de Ensino Técnico (Centec) de Manaus promove amanhã (13) a abertura de uma série de bate-papos on line chamados Centec Innovation, em que vai apresentar aos inscritos o universo das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, as chamadas TICs. A primeira conversa será sobre ‘Educação 4.0’, sobre os efeitos da Quarta Revolução Industrial (internet, sistemas ciber-físicos e de nuvem) na maneira de ensinar e aprender, a partir das 17h no Instagram da escola: (@centecam). Depois, os próximos bate-papos serão todos através do canal do Centec no YouTube.