Amazonas Destaques Manaus

Pazuello anuncia antecipação de vacina em Manaus na faixa dos 50 anos

Ministro não revelou a data que vai começar essa nova etapa da vacinação

Manaus ultrapassa 100 mil vacinados

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, anunciou nesta quinta-feira (11), no Senado Federal, que a vacinação de pessoas de 50 anos ou mais contra Covid-19, em Manaus, será feita diretamente por seu ministério. Sem revelar data precisa, Pazuello disse que o MS vai se antecipar ao cronograma da Prefeitura de Manaus e não revelou mais detalhes.

Durante a sessão, os senadores pelo Amazonas, Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), já haviam discursado pedindo a imunização de pelo menos 70% da população amazonense, a fim de evitar uma terceira onda de infecção por coronavírus e a contaminação do restante do país.

O anúncio do ministro foi feito no dia em que a Prefeitura de Manaus registrou a aplicação de 100 mil doses de vacina na capital. São mais de 96 mil pessoas que receberam a primeira dose e outros 3.630 trabalhadores da saúde, os primeiros a serem vacinados, que completaram o ciclo de imunização com as duas doses da vacina CoronaVac.

Quatro remessas de vacinas já foram enviadas a Manaus pelo Ministério da Saúde (MS), totalizando 207.312 doses. Dessas, 133.172 são de CoronaVac/Butantan (equivalentes à primeira e segunda doses) e 74.140 de AstraZeneca/Oxford (equivalente apenas à primeira dose). Para ambas foi considerado o quantitativo do público-alvo estimado pelo MS e a reserva técnica de 5%, obrigatória conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Com esse desempenho, a cidade mantém a posição de uma das cinco capitais de médio e pequeno porte que têm melhor desempenho em campanhas de vacinação do que as maiores metrópoles do país em cobertura vacinal, juntamente com Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Vitória (ES). O levantamento é do Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

Publicações relacionadas

No Ministério dos Transportes fui vítima de uma armação que tentou manchar a minha imagem.

Redação

Praça Dom Pedro II terá requalificação e obra prevê desenho urbano para lembrar urnas cerâmicas

Redação

Em noite de intenso calor, bairros de Manaus sofrem ‘apagão’

Redação

Deixe uma resposta